Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-06-2012

SECÇÃO: Informação

Presidente da Câmara de Lalín visita Cabeceiras de Basto

A comitiva na Casa do Barão
A comitiva na Casa do Barão
Proposta de geminação avança com o alto patrocínio

A comitiva galega do Município de Lalín, composta pelo alcaide de Lalín, José Crespo, e pelo Conselheiro de Turismo, José Antonio Rodríguez, visitou no passado dia 13 de junho o concelho de Cabeceiras de Basto, onde esteve também o diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, Juan Lirón.
A passagem por Cabeceiras surge na sequência das visitas que o presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto fez a Espanha no âmbito da cooperação transfronteiriça que os Municípios de Cabeceiras e Lalín pretendem efetivar.
À semelhança do que aconteceu aquando da visita da comitiva Cabeceirense a Lalín, a deslocação a Cabeceiras de Basto teve como principal objetivo conhecer a realidade local, dando-se novo impulso ao processo de identificação e inventariação de áreas de cooperação que num futuro próximo permitam arrancar com iniciativas e ações de interesse para ambas as autarquias – um projeto europeu que será coordenado pelo Agrupamento de Cooperação Territorial.
Autarca galego visitou vários locais do concelho
Autarca galego visitou vários locais do concelho
Joaquim Barreto fez-se acompanhar nesta visita ao concelho pelo vereador Francisco Pereira e pela administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira.
Ao longo da manhã, os Lalinenses percorreram diversos locais de interesse, dos quais se destacam o edifício da Câmara Municipal (salão nobre, gabinetes, sala de sessões da Assembleia Municipal, ouvidoria, Parque do Mosteiro), a Escola Básica de Cabeceiras de Basto, a Cooperativa de Agricultores Cabasto, a Associação de Desenvolvimento Rural Mútua de Basto/Norte, o Centro de Educação Ambiental e Centro Hípico de Vinha de Mouros, o Posto de Fomento Cinegético de Moinhos de Rei, a Zona de Lazer do Oural, o Hipódromo Municipal/Pista para Aeronaves, a Praça da República, a Casa Municipal da Cultura, o Basto, o Posto de Turismo, entre outros.
À tarde, em conferência de imprensa na Casa da Cultura, o presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, o alcaide de Lalín, José Crespo, e o diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, Juan Lirón, fizeram um balanço da visita, dando conta dos próximos passos a dar pelas duas autarquias no âmbito da cooperação transfronteiriça que deve ter em conta o próximo quadro de apoio comunitário 2014-2020.
De acordo com os autarcas, o turismo do interior, a agricultura/pecuária, a cultura e a natureza são as áreas de intervenção que possibilitarão o desenvolvimento de intercâmbios e projetos comuns.
Na sua intervenção, Joaquim Barreto mostrou-se “muito honrado” com a visita da comitiva galega, evidenciando “a identidade muito profunda que existe entre os dois municípios e que importa potenciar”.
Assegurando que “há uma grande vontade de consolidar a aproximação entre os dois concelhos”, Joaquim Barreto anunciou que se irá avançar com uma proposta de geminação e com um projeto conjunto de cooperação transfronteiriça com o alto patrocínio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial.
O alcaide José Crespo confidenciou que vai para Lalín “muito bem impressionado” com o ordenamento urbanístico, o aproveitamento de recursos, a gastronomia e a forma de trabalho do Município Cabeceirense.
O alcaide Lalinense mostrou-se, também, “maravilhado” com a Escola Básica e Secundária que teve oportunidade de visitar, elogiando a funcionalidade dos espaços e o facto de a escola estar bem enquadrada num conjunto de outros equipamentos complementares do processo educativo.
Convencido de que o “projeto de cooperação comum terá bons resultados”, José Crespo, lembrou que “o turismo do interior está em alta” e os dois concelhos “têm de aproveitar as potencialidades” ao máximo.
Mostrando-se “seguro no sucesso da cooperação” entre Cabeceiras de Basto e Lalín, o diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, Juan Lirón, desejou que “este possa vir a ser um bom modelo para a cooperação entre outros concelhos” portugueses e galegos.
Cabeceiras de Basto e Lalín continuam, assim, a dar passos firmes para o estreitar de laços de amizade e cooperação entre os dois povos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.