Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-05-2012

SECÇÃO: Cultura

Semana da Cultura e do Agrupamento e Feira das Profissões promoveram sete dias de animação

Sarau decorreu na Biblioteca da Escola Básica e Secundária
Sarau decorreu na Biblioteca da Escola Básica e Secundária
Milhares de pessoas – comunidade educativa e público em geral – participaram ao longo de sete dias nas atividades promovidas no âmbito da Semana da Cultura e Feira Medieval | Semana do Agrupamento e da Leitura | Feira das Profissões, das Ideias e Projetos, iniciativas organizadas pela Câmara Municipal, Emunibasto, Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Externato de S. Miguel de Refojos e pelo Centro de Formação de Basto, com o apoio da Basto Vida/CLDS, da CPCJ e da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas.
Um programa vasto e diversificado dirigido não só à comunidade educativa, mas também à população em geral, que pretendeu fomentar a cultura, a educação e proporcionar momentos de partilha e de conhecimento aos vários públicos.
A iniciativa contou com a realização de exposições, concursos, feira do livro e ainda com a dinamização dos Clubes de Jornalismo e da Leitura que decorreram de 7 a 11 de maio.
O Externato de S. Miguel de Refojos foi palco da Feira das Profissões, das Ideias e Projetos, no dia 8 de maio, uma iniciativa que juntou 25 stands expositores do Ensino Profissional e Ensino Superior, assim como do Exército Português e da GNR, uma ação da responsabilidade do Centro de Formação de Basto.
Feira das profissões decorreu no Externato S. Miguel
Feira das profissões decorreu no Externato S. Miguel
Para além de ficarem a conhecer melhor as instituições da região norte do país, os jovens puderam obter informações acerca dos diferentes cursos e saídas profissionais e esclarecer dúvidas.

Palestra
Musical no Auditório da Casa do Povo do Arco de Baúlhe
Musical no Auditório da Casa do Povo do Arco de Baúlhe

Dezenas de encarregados de educação participaram na palestra ‘Orientação Vocacional e Profissional que futuro para os nossos filhos’, uma ação organizada pela Basto Vida/Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto que teve como oradora a mestre Diana Soares da Universidade do Minho.
A palestra decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto e contou com a participação do vereador da Educação, Dr. Domingos Machado, da diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Céu Caridade, responsáveis do CLDS e da Associação de Pais.
25 de Abril em destaque na Mostra Pedagógica
25 de Abril em destaque na Mostra Pedagógica
Depois de dar as boas-vindas a todos os presentes a diretora Céu Caridade afirmou que “é um prazer ver os pais envolvidos nas atividades promovidas pela escola”.
Na sua intervenção, o vereador da Educação destacou que a palestra foi pensada no âmbito do Centro de Orientação Vocacional do Município, “que se preocupa com o futuro dos jovens no concelho de Cabeceiras de Basto”. Domingos Machado deixou uma palavra de esperança aos pais quanto ao futuro dos mais novos.
Coube à oradora Diana Soares, Mestre em Psicologia da Educação, fazer uma reflexão sobre a multiplicidade dos papéis que as crianças desempenham ao longo da vida, sobre os contextos de vida e os impactos no desenvolvimento da criança e sobre os projetos vocacionais.
De acordo com a mestre em Psicologia da Educação, “a família é o fator mais determinante ao nível dos planos de carreira dos jovens” e “o desempenho escolar aumenta à medida que os pais têm mais altas expetativas”. A família tem assim “um poder energizante”, sendo “a base de suporte e apoio dos filhos”, justificou Diana Soares.
No final, a especialista apresentou aos pais/encarregados de educação um “manual de sobrevivência” na tentativa de os ajudar a valorizar os projetos de vida dos seus filhos/educandos.

Mostra Pedagógica
Mostra Pedagógica juntou 35 expositores
Mostra Pedagógica juntou 35 expositores

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, inaugurou no dia 9 de maio, na Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, a Mostra Pedagógica inserida na Semana do Agrupamento e da Leitura, uma iniciativa que se enquadrou, num âmbito mais alargado, na Semana da Cultura e Feira Medieval promovida pelo Município.
A Mostra Pedagógica reuniu 35 stands expositores que deram a conhecer à comunidade escolar e público em geral a atividade realizada ao longo deste ano letivo pelos diferentes departamentos e Centro Novas Oportunidades da Escola Básica e Secundária, Externato de S. Miguel de Refojos, Centros Escolares e 1.º Ciclo. Associaram-se a esta mostra a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas e o Município de Cabeceiras de Basto.
Associação de Pais e Encarregados de Educação associaram-se ao evento
Associação de Pais e Encarregados de Educação associaram-se ao evento
Na sua intervenção, o presidente da Câmara saudou a organização do evento, salientando que “é gratificante para o concelho a realização da Semana da Cultura em que se associam várias entidades com um elevado número e diversidade de atividades educativas, pedagógicas, culturais e sociais”.
Elogiando o trabalho e empenho de todos, o autarca realçou que a execução das iniciativas “em parceria” é a chave para o sucesso.

Sarau/Musical

Nas noites do 10 e 11 de maio, a biblioteca da Escola Básica e Secundária e o auditório da Casa do Povo do Arco de Baúlhe foram palco, respetivamente, de um sarau e de um musical que juntaram dezenas de pessoas.
O sarau juntou pessoas de todas as idades e com um “amigo em comum: o livro”. Leituras, dança, música, R(y)mar em Inglês, entrega de prémios de várias iniciativas promovidas no âmbito da Semana do Agrupamento e ainda a peça de teatro ‘E se fosses tu…’ promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) integraram o programa do sarau na Escola Básica e Secundária.
A iniciativa ‘Aqui há teatro: Musical A menina do mar’ na Casa do Povo do Arco juntou miúdos e graúdos, que no final aplaudiram as brilhantes atuações dos pequenos atores e atrizes.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, e a diretora do Agrupamento de Escolas acompanharam as iniciativas e felicitaram o trabalho e envolvimento de todos naquela Semana da Cultura e Feira Medieval | Semana do Agrupamento e da Leitura | Feira das Profissões, das Ideias e Projetos que movimentaram milhares de pessoas ao longo de sete dias.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.