Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-05-2012

SECÇÃO: Informação

Centro de Teatro apresenta ‘Terra Batida’

Integrada na III edição da Feira do Cavalo, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, apresenta no próximo dia 2 de junho, à noite, a partir das 21h30m, o espetáculo teatral TERRA BATIDA, que terá lugar no Picadeiro Interior do Centro Hípico.
TERRA BATIDA propõe assim, que “se revisite uma qualquer aldeia de Cabeceiras de Basto, num tempo em que ainda se cantava nos campos, acompanhando um dia de trabalho de sol a sol. Que se sinta o valor de uma terra diariamente revolvida para matar a fome, calcada pelos pés de quem dela depende. Que se veja como a revolta, o desespero, a angústia e as aflições, logo se desvaneciam quando se aprontava o merendeiro e se ajuntavam todos na eira para bailhar e cantar”, pode ler-se na sinopse desta peça que menciona ainda, “Os mais novos de hoje não sabem lavrar, malhar, mondar, podar… - também não precisam de saber, dirão alguns. Muitos não sabem rezar, só bebem coca-cola, não gostam de bacalhau, não comem caldo, riem-se por tudo e por nada e até parece que troçam dos mais velhos. Desconhecem os costumes e as tradições, as cantigas e as histórias… talvez andem distraídos com outras coisas. A vida hoje é bem mais fácil, dirão eles… e ainda bem! Foi para isso que os nossos pais trabalharam.”
Segundo os mentores da peça, “É aqui que o teatro de comunidade se torna fundamental: observando, repensando, interpelando e intervindo sobre a memória e a identidade de uma região; ser a ponte entre gerações numa partilha generosa de saberes e experiências de vida.”
Este é por isso, mais um espetáculo a levar à cena pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, uma marca cultural que aposta no desenvolvimento de um projeto de produção artística vocacionado para as artes de intervenção sóciocutural, que trabalha assim, as memórias, as tradições e o património material e imaterial enquanto fontes de pesquisa e ferramentas para a preservação e revitalização da identidade da região de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.