Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-05-2012

SECÇÃO: Informação

Biblioteca Municipal dinamiza «Ciclo de Tertúlias: Conversas com Princípio e Fim» nas escolas

O Vereador Dr. Domingos Machado, esteve presente nesta 1ª Tertúlia Itinerante, na Faia
O Vereador Dr. Domingos Machado, esteve presente nesta 1ª Tertúlia Itinerante, na Faia
Fernanda Carneiro, foi a autora convidada para dar início ao ciclo de tertúlias ‘Conversas com princípio e fim’, que a Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, está a promover em diversas escolas básicas do concelho, durante os meses de abril, maio e junho.
Trata-se por isso, de uma iniciativa que agora assume uma nova dinâmica, através da sua realização junto de escolas do ensino básico, no regime de itinerância, tendo como objectivo proporcionar espaços abertos de conversas informais em torno de livros e/ou assuntos de interesse para a comunidade educativa.
A primeira escola a receber a visita da Cabeceirense Fernanda Carneiro, foi a EB 1 da Faia. Uma iniciativa que decorreu no passado dia 26 de abril e que desta forma, deu a conhecer a obra e o percurso da autora pela escrita, que falou sobre os textos e as motivações que a levam a escrever, procurando assim, motivar os participantes a criar os seus próprios textos e a formarem a sua própria opinião, gerando por isso, mais informação e conhecimento.
A primeira tertúlia itinerante, subordinada ao tema ‘A história local e a importância da escrita’, revelou-se muito participada. Estiveram presentes alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade que frequentam aquele estabelecimento de ensino, acompanhados pelos docentes que participaram igualmente nesta ação.
Na iniciativa esteve também presente o vereador da cultura, Dr. Domingos Machado, mostrando-se agradado pelo facto da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Biblioteca Municipal, estar a cumprir mais um dos objectivos a que se propõe e que incide na dinamização de espaços educativos e na promoção de novas dinâmicas culturais, atraindo novos públicos e promovendo iniciativas distintas e descentalizadas, capazes de contribuir para a criação de hábitos de leitura e a valorização da população.
Segundo informação divulgada, as próximas tertúlias estão agendadas para os dias 30 de maio e 6 de junho, pelas 10h00m, nas EB 1 de Cavez e Pedraça, respetivamente.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.