Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-05-2012

SECÇÃO: Informação

Reconstituição da Assembleia Municipal para 88 alunos

Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e o Vereador da Cultura responderam às questões colocadas pelos participantes
Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e o Vereador da Cultura responderam às questões colocadas pelos participantes
Esta tarde, inserida no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, realizou-se a reconstituição de uma reunião da Assembleia Municipal para alunos do 4.º ano de escolaridade. A iniciativa, que juntou 88 alunos do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, teve como intuito promover a cidadania e dar a conhecer aos mais jovens o funcionamento da Câmara e da Assembleia Municipal.
A sessão contou com a participação dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, assim como do vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado.
Depois do vereador da Cultura dar a boas-vindas a todos os alunos e professores do Centro Escolar, o presidente da Câmara explicou às crianças o que foi o 25 de Abril e a importância que este acontecimento teve na nossa história, que viu cair a ditadura e nascer a democracia. Coube também ao autarca explicar o funcionamento da Câmara Municipal, assim como as suas competências.
César Barroso
César Barroso
Para além de dar a conhecer às crianças as características da Assembleia Municipal, o presidente, Dr. China Pereira, falou das responsabilidades desse órgão e das cinco reuniões que acontecem, anualmente, na Sala de Sessões da Assembleia Municipal, na presença dos 38 deputados municipais.
No final, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal responderam às várias questões colocadas pelos jovens estudantes sobre diversas matérias relacionadas com o funcionamento da autarquia e sobre outros temas da atualidade, como a extinção das freguesias.

Testemunhos:
João Pedro
João Pedro

·João Pedro, 9 anos, Refojos – Turma 14
“O 25 de Abril foi uma revolução, onde os militares colocaram cravos nas espingardas. Foi uma revolução que deu a Liberdade a Portugal e eu acho que a liberdade das pessoas é muito importante”.

·Miguel Moreira, 9 anos, Arco de Baúlhe – Turma 13
“O 25 de Abril é um feriado histórico que comemora o golpe militar que acabou com a ditadura e instaurou a liberdade. Nós já falamos sobre este tema nas aulas e eu acho que a liberdade é muito importante para o nosso país”.
Miguel Moreira
Miguel Moreira

·César Barroso, 9 anos, Abadim – Turma 15
“O 25 de Abril foi uma revolução que trouxe a democracia às pessoas e que acabou com a ditadura. Foi uma atitude de coragem dos militares. Nesse dia é feriado nacional. A ditadura era má para as pessoas e se não tivéssemos liberdade não era a mesma coisa”.

·Vânia Gomes, 9 anos, Cabeceiras de Basto - S. Nicolau – Turma 17
Vânia Gomes
Vânia Gomes
“O 25 de Abril é o dia da liberdade. É uma data muito importante para o país porque significa que as pessoas passaram a ter liberdade de expressão para poderem fazer aquilo que acham melhor”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.