Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-05-2012

SECÇÃO: Informação

Encontros de Educação de Basto e Barroso

A apresentação do programa teve lugar na Casa Municipal da Cultura
A apresentação do programa teve lugar na Casa Municipal da Cultura
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, o vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, e o diretor do Centro de Formação de Basto, Dr. João Carlos Sousa, apresentaram no dia 3 de maio, o programa da 15.ª edição dos Encontros de Educação de Basto e Barroso, este ano subjugado ao tema das Bibliotecas.
Os Encontros de Educação inserem-se no âmbito da Semana da Cultura e Feira Medieval e da Semana do Agrupamento, da Leitura e Feira das Profissões, das Ideias e Projetos, iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Emunibasto, Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Externato de S. Miguel de Refojos e pelo Centro de Formação de Basto.
Durante a sessão de divulgação do evento, que decorreu na Casa Municipal da Cultura, o presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, felicitou os promotores desta iniciativa de âmbito regional, destacando “o trabalho em rede e o aprofundamento dos conhecimentos, sobretudo, ao nível dos setores educativo e cultural”.
De acordo com o autarca, “esta é uma boa oportunidade para fazermos uma reflexão sobre as bibliotecas e sobre as aprendizagens na região”.
Deixando o convite à população para se associar a este evento de cariz regional, o vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, afirmou que a próxima semana [7 a 13 de maio] será “muito intensa, de grande animação e reflexão”.
O diretor do Centro de Formação de Basto, Dr. João Carlos Sousa, justificou o tema deste 15.º Encontro de Educação de Basto e Barroso com o facto da Rede de Bibliotecas completar em 2012 cinco anos de existência, sendo esta uma forma de assinalar a data.
“Com uma matriz comum a todas as edições”, o Encontro de Educação “pretende envolver os alunos”, sobretudo através dos Encontros Desportivos que irão juntar em Cabeceiras de Basto mais de 1000 alunos da região.
João Carlos Sousa realçou, na sua intervenção, a “importância da ligação entre as Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Municipais”, sobretudo a nível da interligação existente entre os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Montalegre.
“Num momento crucial, em que a crise parece ameaçar o desenvolvimento das bibliotecas em geral e das escolares em particular, o Centro de Formação de Basto não podia deixar de dar o seu contributo para estimular uma reflexão partilhada sobre o valor acrescentado do bom trabalho já feito pelas bibliotecas e criar um fórum de germinação de ideias que possa apontar caminhos trilháveis para o futuro. Torna-se imperioso pensar o papel das bibliotecas e traçar os objetivos comuns que garantam a produtividade desse bem de primeira necessidade que são as nossas bibliotecas”, lê-se no documento de apresentação da 15.ª edição dos Encontros de Educação de Basto e Barroso.
A Feira das Profissões, Ideias e Projetos no dia 8 de maio; os Encontros Desportivos nos dias 16 e 23 de maio; o Seminário Ibérico subordinado ao tema ‘As Bibliotecas e as Aprendizagens do Séc. XXI’ nos dias 6 e 8 de junho; e a assinatura dos protocolos da Rede de Bibliotecas Municipais são as principais ações desta 15.ª edição dos Encontros de Educação de Basto e Barroso, que se realiza este ano no concelho Cabeceirense.
De salientar que este evento começou por ser designado Encontros de Educação de Basto, estendendo-se mais tarde ao Barroso, com o adesão do Município de Montalegre.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.