Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-04-2012

SECÇÃO: Última Página

Cabeceiras de Basto festeja 25 de Abril

O Município de Cabeceiras de Basto associa-se uma vez mais à celebração do 25 de Abril, efeméride que evoca a Revolução dos Cravos ocorrida a 25 de Abril de 1974 que depôs o regime ditatorial do Estado Novo e iniciou a implantação de um regime democrático.
O programa, delineado em cinco dias de atividades, arranca no próximo sábado, dia 21 de abril, com a inauguração da exposição ‘Comemoração dos 50 anos do Início da Guerra Colonial’, às 17.30 horas na Casa Municipal da Cultura.
Para o dia 22 de abril, domingo, está agendado o XII Encontro/Concurso de Cantigas da Liberdade, uma iniciativa que acontece no Pavilhão Desportivo de Cavez, a partir das 14.30 horas. No dia seguinte, dia 23, o Auditório Municipal Ilídio dos Santos é palco da sessão /reconstituição de uma reunião da Assembleia Municipal para alunos do 4º ano de escolaridade, uma atividade marcada para as 14.30 horas e que pretende envolver a comunidade educativa nestas comemorações que assinalam os 38 anos da Revolução dos Cravos em Portugal.
À semelhança dos anos anteriores, a ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto organiza, no dia 24, o jantar comemorativo da Revolução dos Cravos, a partir das 20 horas.
No dia 25 de abril, as comemorações têm início com a realização de provas de atletismo organizadas pela ADIB, a partir das 9.30 horas no Parque do Mosteiro, seguindo-se, às 10.30 horas no edifício dos Paços do Concelho, o Hastear da Bandeira Nacional com guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
A Sessão Solene da Assembleia Municipal está agendada para as 10.45 horas na sala de sessões da Assembleia Municipal, onde marcarão presença os representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, os presidentes de junta de freguesia, entre outras entidades militares e civis do concelho.
A Corrida da Liberdade, também organizada pela ADIB, está marcada para as 11.30 horas, num trajeto que parte da vila do Arco de Baúlhe em direção à sede do concelho de Cabeceiras de Basto. Para as 12.30 horas está prevista a entrega de prémios das provas de atletismo e para as 15.30 horas o Concerto de Primavera pela Banda Cabeceirense no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.
Este programa, abrangente e diversificado, promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com o apoio da Emunibasto, da ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto e dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, tem como principal objetivo agregar várias faixas etárias da população em torno de uma data de grande significado para os portugueses.

Programa

Dia 21 de Abril (sábado )
17h30m - Casa Municipal da Cultura: Inauguração da exposição “ Comemoração dos 50 anos do Início da Guerra Colonial”

Dia 22 de Abril (Domingo)
14h30m - Pavilhão Desportivo de Cavez: XII Encontro/Concurso de Cantigas da Liberdade

Dia 23 de Abril ( segunda-feira)
14h30m – Auditório Municipal Ilídio dos Santos: Sessão /reconstituição de uma reunião da Assembleia Municipal, para alunos do 4º ano de escolaridade

Dia 24 de Abril (terça-feira)
20h00m - Jantar comemorativo do 25 de Abril (Org. ADIB)

Dia 25 de Abril (quarta-feira)
09h30m Parque do Mosteiro: Provas de Atletismo (Org. ADIB)
10h30m Edifício dos Paços do Concelho: Hastear da Bandeira Nacional, com guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses
10h45m Sala de Sessões da Assembleia Municipal: Sessão Solene da Assembleia Municipal
11h30m Arco de Baúlhe – Cabeceiras de Basto > Corrida da Liberdade (Org. ADIB)
12h30m Parque do Mosteiro: Entrega de Prémios das provas de Atletismo
15h30m Auditório Municipal Ilídio dos Santos: Concerto de Primavera, pela Banda Cabeceirense

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.