Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-04-2012

SECÇÃO: Desporto

Executivo distingue atletas Cabeceirenses

Sob a Presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 22 de março, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados, destaque para a aprovação de dois votos de louvor, regozijo e congratulação aos Cabeceirenses Luís Miguel Sousa Gonçalves e João Miguel Ferreira Machado, pelos êxitos alcançados na prática de desporto adaptado.

Luís Miguel Sousa Gonçalves

Luís Miguel Sousa Gonçalves, natural da freguesia de Cavez, nasceu em 1990 e é um jovem promissor na modalidade de Atletismo Síndrome de Down.
O jovem sagrou-se Campeão Nacional de 100 e 200 metros na época 2009/2010, alcançando também os títulos de Campeão do Mundo da estafeta 4x100 metros e de Vice-Campeão do Mundo de 100 e 200 metros, na mesma época. Em 2010/2011, chegou ao pódio no Campeonato Nacional, Europeu e Mundial. É Bi-Campeão Nacional de 100 e 200 metros (pista de ar livre) e Campeão Nacional de 60 metros e Salto em Comprimento (pista coberta). Em 2010, no México, ganhou a Medalha de Ouro com Record do Mundo nos 4x100 metros para atletas com Síndrome de Down. É Penta Recordista do Mundo de 100, 200, 400, 4x100 metros e Salto em Comprimento. Em 2011, sagrou-se Campeão da Europa em 100, 200 metros e 4x100 metros, conquistando as três Medalhas de Ouro no 1º Campeonato da Europa de Atletismo Síndrome de Down (IAADS) que se realizou em Itália.
Na época 2010/2011 foi reconhecido na ‘Gala do Desporto de Portugal’ da Confederação do Desporto de Portugal e no passado dia 12 de março, em Braga, Luís Miguel Gonçalves foi premiado durante a Gala dos Troféus Desportivos ‘O Minhoto’ nas categorias do ‘Desporto Adaptado’ e dos ‘Troféus Especiais Campeões da Europa/Mundo 2011’.
De referir que nesta época desportiva de 2011/2012, que ainda se encontra a decorrer, o jovem Cabeceirense já conquistou o título de Campeão Nacional de 60 e 200 metros e Salto em Comprimento (pista coberta), tendo sido selecionado para o Campeonato do Mundo a realizar no próximo mês de Maio, nos Açores.
Refira-se ainda que Luís Miguel Gonçalves, a correr pela CERCIFAF, foi apoiado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual de Portugal (ANDDI), no âmbito da realização do 1º Campeonato da Europa de Atletismo Síndrome de Down (IAADS) que decorreu em Itália, tendo, como já se referiu anteriormente, conquistado nesta prova três medalhas de ouro sagrando-se Campeão Europeu.

João Miguel Ferreira Machado

Na reunião camarária, executivo distinguiu igualmente, João Miguel Ferreira Machado, natural da freguesia de Painzela, do concelho de Cabeceiras de Basto. Trata-se de um jovem nascido em 1992 e que foi aclamado Campeão Nacional de Lançamento de Disco na época 2009/2010, conquistando ainda os títulos de Vice-Campeão Nacional de Lançamento de Peso e Campeão do Mundo da estafeta 4x100 metros. Na época 2010/2011, o jovem atleta sagrou-se Campeão Nacional de Salto em Comprimento e Vice-Campeão Nacional de 200 metros, conquistando ainda a Medalha de Bronze de Lançamento de Peso. Sagrou-se, igualmente, Campeão da Europa da estafeta 4x100 metros.
Na presente temporada 2011/2012, que ainda se encontra a decorrer, João Miguel Machado sagrou-se Vice-Campeão Nacional de 200 metros, tendo sido selecionado para o Campeonato do Mundo a decorrer em maio, nos Açores. Nesta época, conquistou, ainda, a Medalha de Bronze nos 60 metros e a Medalha de Bronze no Lançamento de Peso.
À semelhança do Cabeceirense Luís Gonçalves, o jovem João Miguel Machado, corre pela CERCIFAF e foi igualmente apoiado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual de Portugal (ANDDI), no âmbito da realização do 1º Campeonato da Europa de Atletismo Síndrome de Down (IAADS).
Assim, pelos êxitos conseguidos a Câmara Municipal decidiu aprovar dois votos de louvor, congratulação e regozijo aos atletas Luís Miguel Sousa Gonçalves e João Miguel Machado, esperando que estes extraordinários feitos, que demonstram grande determinação, dedicação e empenho e que tanto orgulham os Cabeceirenses, sirvam de exemplo a outros jovens para a prática do desporto e da ocupação salutar dos tempos livres.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.