Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-04-2012

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) promoveu procissão dos Passos

A freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), promoveu no dia 1 de Abril, a já tradicional e muito apreciada Procissão de Nosso Senhor dos Passos. Um cortejo que remonta ao ano de 1938, organizado todos os anos pela Confraria de Nosso Senhor de S. Nicolau e tem como objetivo proclamar e reviver o mistério da Paixão e morte de Jesus Cristo, assinalando assim, a época da quaresma.
A celebração teve início no dia 31 de março, sábado à noite, com a procissão das velas, que integra as imagens de Nosso Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, percorrendo diferentes lugares da freguesia.
No dia 1 de abril, a procissão seguiu em direção à capela da Casa do Casal. Um cortejo que integrou inúmeros figurantes representando as personagens que acompanharam Cristo em direção ao Calvário. O encontro das imagens, foi o momento alto da procissão, altura em que os andores foram colocados frente a frente, representando o encontro de mãe e filho. Aqui foi igualmente proferido o Sermão do Encontro, pelo Arcipreste Marcelino.
A finalizar a cerimónia religiosa, as imagens seguiram para a igreja Paroquial de Cabeceiras de Basto onde foi feito o Sermão do Calvário.
À semelhança dos anos anteriores, estas cerimónias marcam o início da semana dedicada à preparação da visita pascal, que contou também com a realização de pregações da Paixão do Senhor.
Esta procissão atrai anualmente centenas de pessoas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.