Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-03-2012

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto promove Ciclo de Tertúlias e assinala Dia Mundial da Poesia

Dezenas de crianças participaram na iniciativa na Biblioteca
Dezenas de crianças participaram na iniciativa na Biblioteca
‘Poesia - para que te quero?’ foi o tema da oficina que a Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho promoveu no dia 21 de março, para assinalar o Dia Mundial da Poesia.
Trata-se de uma iniciativa integrada no Ciclo de Tertúlias iniciado em 2011 naquele espaço cultural, que desta forma comemorou o Dia Mundial da Poesia, dia instituído na XXX Conferência Geral da UNESCO, a 16 de Novembro de 1999, com o intuito de promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia no mundo.
Esta oficina foi realizada pelo professor Joaquim Jorge Carvalho e destinou-se aos alunos do segundo, terceiro e quartos anos de escolaridade do Centro Escolar de Arco de Baúlhe.
A sessão teve como objetivo celebrar a poesia, demonstrando - de forma dinâmica - a importância da linguagem poética para o alargamento e a eficácia da comunicação humana.
Atendendo à juventude do público (alunos do primeiro ciclo), a comunicação incidiu na leitura/interpretação de poemas preferencialmente simples e, de forma geral, divertidos. Os alunos foram, em vários momentos da sessão, convidados a participar ativamente, interagindo e partilhando momentos de poesia.
No final da oficina, os alunos assistiram à narração dramatizada de “situações da vida real” que só com a linguagem poética, em algumas situação são exprimíveis de um modo verdadeiramente profundo e rigoroso.
Concomitantemente à celebração da poesia, esta iniciativa pretendeu enaltecer a Língua Portuguesa, realidade e símbolo maiores da nossa identidade, assim como, promover o gosto pela poesia sendo esta uma forma de cruzar o universo poético e literário.
Segundo informação divulgada, ao dinamizar este Ciclo de Tertúlias ‘Conversas com princípio e fim’, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto proporciona conversas informais em torno de livros e/ou assuntos de interesse para a comunidade, através da dinamização de várias tertúlias. Esta inciativa pretende assim, dar a conhecer a obra de escritores e ilustradores, sensibilizando a comunidade em geral e a escolar em particular, para a leitura e para a investigação, motivando simultaneamente os participantes a criar os seus próprios textos e a formarem a sua própria opinião, gerando desta forma, informação e conhecimento.
É neste âmbito, que a Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, realiza trimestralmente, tertúlias à volta de assuntos diversos capazes de despertar o interesse da comunidade. A leitura direccionada para obras ou temas clássicos e/ou polémicos, é outra das vertentes deste tipo de iniciativas que pretende não só dinamizar aquele equipamento público, como proporcionar espaços de conhecimento, reflexão e debate, especialmente dirigido para os mais jovens, mas igualmente aberto à população local.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.