Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-03-2012

SECÇÃO: Opinião

Freguesia de Mondim de Basto
Intervenção em caminhos e outras obras

Na sequência de outras obras, a Junta de Freguesia de Mondim tem dado prioridade às intervenções nos acessos existentes nos lugares mais isolados da freguesia, por forma a proporcionar mais comodidade aos idosos que sentem alguma dificuldade em trilhar pelas calçadas antigas que apresentam um piso bastante irregular.
Foram realizadas três obras de pavimentação nos lugares de: Campos com uma pequena reparação do piso existente eliminando os desníveis que obrigavam uma condução mais cautelosa; no lugar de Montão, onde foi substituído o piso existente que apresentava muitas irregularidades manifestando os idosos medo em caminhar neste acesso; no lugar de Pedra Vedra, foi pavimentada um antigo trilho, a Quelha de S. Bartolomeu. Esta obra sofreu uma intervenção mais profunda com alargamento em alguns pontos, canalização das águas pluviais e reparação do trecho que transpõe o ribeiro. Este acesso é essencial na ligação da zona antiga da Capela de S. Bartolomeu e Estrada Nacional, reduzindo em cerca de 1 Km.
No lugar de Campos, por motivos de segurança, foi colocada uma rede de protecção de um tanque de regadio junto ao lavador de roupa, tendo em vista evitar acidentes.
No Monte da Srª da Piedade, como tem sido prática, realizou-se numa faixa do monte uma limpeza de matos que estão próximos de casas e do “Bairro dos Pobres”, tendo como principal finalidade, manter estas habitações protegidas no caso de incêndio.
Brevemente, este monte irá sofrer uma intervenção em toda a sua zona florestal no sentido de transformar esse local num lugar aprazível digno de ser visitado e procurado para algumas actividades de lazer e de manutenção física.
Com essas limpezas serão realizados alguns cortes de árvores e a lenha depois será fornecida às famílias mais carenciadas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.