Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-03-2012

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto associa-se à Hora do Planeta

O Município de Cabeceiras de Basto associa-se uma vez mais à ‘Hora do Planeta 2012’ promovida pela rede WWF (World Wildlife Found) no dia 31 de março, entre as 20.30 horas e as 21.30 horas.
A iniciativa consiste em desligar todas as luzes, interiores e exteriores, de edifícios públicos e monumentos emblemáticos, assim como residências particulares, com o intuito de sensibilizar a população para as alterações climáticas, que são uma questão incontornável na atualidade.
O Município Cabeceirense acedeu ao convite da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da WWF, juntando-se à Hora do Planeta, uma iniciativa simbólica mas que é a maior ação do género à escala mundial de rede World Wildlife Found, apagando as luzes do edifício da Câmara Municipal e do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
De acordo com a WWF, “o apagão global deixou de ser uma iniciativa de uma única cidade para se transformar na maior plataforma do mundo de ação ambientalmente sustentável com cidadãos de 135 países e territórios em todos os continentes a aderirem à Hora do Planeta, um movimento global de mudança no comportamento e atitudes em defesa do ambiente”.
Em Portugal, a Hora do Planeta é celebrada desde o ano de 2009. No ano passado, foram 97 as cidades e vilas portuguesas que celebraram a Hora do Planeta, praticamente um terço dos municípios nacionais.
Em 2012, “a WWF espera que mais cidades e portugueses se juntem a este movimento global e, inspirados nesta ação simbólica, se comprometam mais pela proteção do nosso Planeta”, refere Ângela Morgado da WWF.
Assim, “às 20.30 horas de sábado, dia 31 de março, milhões de pessoas em todo o mundo ultrapassarão barreiras sociais, de raça, religião, cultura e geografia, para se unirem num momento único de contemplação do planeta e celebração do seu compromisso para o proteger”.
A ‘Hora do Planeta 2012’ já está em contagem decrescente para colocar às escuras ícones emblemáticos mundiais, em prol da única coisa que nos liga a todos – o planeta Terra.
Os interessados em obter mais esclarecimentos sobre esta iniciativa poderão consultar o Site da WWF, através dos endereços www.wwf.pt ou www.earthhour.org.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.