Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-02-2012

SECÇÃO: Informação

João Pacheco apresenta ‘Homero, o poeta popular’

foto
Com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da empresa municipal Emunibasto, João Pacheco, apresenta ao público, no próximo dia 9 de março, o livro ‘Homero, o poeta popular’. Trata-de de uma obra que ao logo de mais de uma centena de páginas aborda a vida de um popular poeta repentista de Cabeceiras de Basto, de seu nome Homero Pereira Ramos, que o autor “resgata do esquecimento, alinhando um registo evocativo, cujo contéudo tem vindo a repescar junto de familiares e pessoas próximas que com o poeta conviveram”.
A edição deste livro, é “fruto de um olhar apaixonado pela sua terra e da generosidade cultural do jovem João Pacheco (17 anos), consciente do papel social do património imaterial na preservação da identidade local que merece todo o reconhecimento dos cabeceirenses”.
Este livro, dá a conhecer Homero Pereira Ramos, poeta repentista com facilidade para improvisar quadras em situaçõe inesperadas, nelas pondo a sua verve, boa diposição e capacidade de ironia, por vezes erótica, por vezes política, enfim, a sua riqueza de espírito que parecia ser magnânima em tempos de escassez e de tirania. Ilustra também o “ecletismo do seu autor, quer na fina perceção que revela sobre cultura e património, quer na capacidade de versejar, explicando Homero não só pela prosa cuidada, mas também pelo verso, sob a forma de quadra popular.
De referir que o jovem autor, é natural de Cabeceiras de Basto. “Vive uma constante preocupação de enaltecer a terra e glorificar os feitos culturais e individualidades que pudesem à partida, permanecer esquecidas. João Pacheco, canta neste seu primeiro feito literário, o que de melhor existe em Cabeceiras de Basto, no que respeita à cultura e à identidade local.
A cerimónia de lançamento que terá lugar no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, pelas 21h30m, contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e do veredador da cultura, Dr. Domingos Machado.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.