Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-02-2012

SECÇÃO: Informação

Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto promove Oficinas de Inerpretação Teatral, Expressão Plástica e Jogos Dramáticos

O Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto (CTCB) promove a partir do próximo dia 6 de Março, nas instalações do Mercado Municipal, as oficinas de interpretação teatral, expressão plástica e jogos dramáticos.
Trata-se de um projecto transformador da cultura e das artes, que oferece espaços para formação e experimentação artística e pretende estimular o desenvolvimento da cultura e das artes através de programas de formação e experimentação de artes cénicas integradas.
Neste projecto, podem participar crianças, jovens e adultos pondo à prova a sua criatividade.
O CTCB oferece programas dirigidos a diferentes públicos, com horários flexíveis que facilitam aos participantes o desenvolvimento de um programa completo de formação, ou se preferirem, a opção pelas aulas que sejam da sua conveniência.
Neste âmbito, são três as oficinas que este Centro de Teatro oferece aos cidadãos. Referimo-nos à Oficina de Interpretação Teatral, a decorrer às 3ª e 4ª feiras, entre as 20:30 e as 22:00 e que pretende ser um espaço privilegiado de partilha nas diversas formas de expressão artística que abarca não só a arte do actor como também a dança, a música, as artes circenses, etc; à Oficina de Expressão Plástica, que terá lugar às 3ª e 4ª feiras, entre as 17:45 e as 18:45 e às 5ª, das 20:30 às 22:00, tendo como objectivo prioritário proporcionar a vários e diversificados públicos o contacto com as artes tradicionais e técnicas no estudo e pesquisa de novas formas e objectos remetendo-as sempre para a história e tradição local; à Oficina de Jogos Dramáticos, destinada a crianças com idades compreendidades entre os 6 e os 10 anos. Realizar-se-á às 3ª e 4ª, das 17:45 às 18:45 e visa a promoção do desenvolvimento social, cultural e artístico de crianças e jovens, contribuindo para o desenvolvimento de uma cidadania cada vez mais completa e afectiva.
Segundo informação divulgada, encontram-se abertas as inscrições que podem ser feitas no gabinete de produção deste Centro de Teatro, na sala 8 ou junto dos técnicos na sala 7, no Mercado Municipal.
De referir que este projecto de formação artística onde actores profissionais participam e partilham experiências cénicas com jovens amadores de diferentes grupos e associações locais destinados a implantar núcleos autónomos de criação cultural no concelho, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Emunibasto que tem como objectivo a participação de todos, tendo em vista a construção de novos tempos de transformação capazes de renovar os costumes, de valorizar a identidade, a tradição e dinamizar as comunidades.
As inscrições são gratuitas e todos – cianças, jovens, adultos e menos jovens – podem participar, basta aparecer.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.