Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-02-2012

SECÇÃO: Informação

Direção do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal visitou Cabeceiras de Basto

A Direcção do AECT visitou o Núcleo Museológico de Cabeceiras de Basto acompanhada pelo edil cabeceirense, os vereadores Domingos Machado e Francisco Pereira  e a administradora da EMUNIBASTO Fátima Oliveira
A Direcção do AECT visitou o Núcleo Museológico de Cabeceiras de Basto acompanhada pelo edil cabeceirense, os vereadores Domingos Machado e Francisco Pereira e a administradora da EMUNIBASTO Fátima Oliveira
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, recebeu no dia 22 de fevereiro, a visita da direção do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal (AECT).
A Dr.ª Elvira Vieira e o Dr. Juan Liron Lago, começaram por visitar os Paços do Concelho, onde, numa breve reunião em que esteve também presente o Vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, apresentaram as áreas de incidência deste Agrupamento Europeu, assim como, as ações desenvolvidas e a desenvolver em prol da cooperação territorial entre a Galiza e o Norte de Portugal.
De referir que o objetivo do AECT consiste em fomentar a cooperação inter-territorial, transfonteiriça, que pode desenvolver-se em vários níveis, articulando políticas comuns (Galiza-Norte de Portugal) seja na cultura, no turismo ou através do Banco de Terras.
Banco de Terras, cuja criação no Norte de Portugal o autarca Engº. Joaquim Barreto defende, sendo mesmo um dos seus principais impulsionadores e liderando inclusive, o processo de constituição de uma estrutura destas em Cabeceiras de Basto, com características similares às da entidade galega, que teve oportunidade de conhecer no passado mês de Outubro, aquando da visita que fez com o Secretário de Estado das Florestas, Eng.º Daniel Campelo, à sede do Banco de Terras da Galiza – Bantegal – em Santiago de Compostela, Espanha.
O principal objetivo foi conhecer a experiência e boas práticas do Bantegal para impulsionar e desenvolver um projecto similar no Norte de Portugal, a dinamizar pela Mútua de Basto. Trata-se de uma associação de interesse público, que a direção da AECT teve oportunidade de visitar aquando da deslocação a Cabeceiras de Basto, inteirando-se das dinâmicas implementadas no apoio ao agricultor/produtor em prol do desenvolvimento rural.
Drª. Elvira Vieira e Juan Liron visitaram a Mútua de Basto, sede do Banco de Terras
Drª. Elvira Vieira e Juan Liron visitaram a Mútua de Basto, sede do Banco de Terras
Estas visitas ao Banco de Terras da Galiza e agora de Portugal, constituem pontos de partida para a dinamização de projectos conjuntos entre o território espanhol e português, onde se pretende fomentar o intercâmbio de experiências e ideias em torno da mobilidade e do aproveitamento de terras agrícolas e florestais na Galiza e em Portugal.

Cabeceiras prepara geminação com município galego

O Presidente Engº Joaquim Barreto e o Vereador Dr. Domingos Machado reuniram com  a direção nos Paços do concelho
O Presidente Engº Joaquim Barreto e o Vereador Dr. Domingos Machado reuniram com a direção nos Paços do concelho
De salientar que desta visita a Cabeceiras de Basto, saiu a ideia de preparar uma geminação entre este concelho e um município galego, por forma a estabelecer intercâmbios e dar início à cooperação tendo em vista partilhar experiências e boas práticas e identificar oportunidades de colaboração.
O programa da deslocação a Cabeceiras de Basto, integrou também, uma visita ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos e ao Núcleo de Arte Sacra, assim como, ao Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, ao Centro Hípico e já, em plena serra da Cabreira, ao Hipódromo Municipal.
No final, e em jeito de balanço, o Dr. Juan Liron agradeceu o acolhimento da Autarquia Cabeceirense, manifestando na oportunidade, o seu agrado pelas dinâmicas empreendidas no concelho pelo Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, assim como a vontade de, doravante, em conjunto, dar pequenos passos, mas passos seguros para cumprir objetivos no âmbito desta cooperação territorial entre Galiza e Portugal.
Por sua vez o edil EngºJoaquim Barreto, agradeceu a visita a Cabeceiras de Basto, referindo que foi uma honra receber a delegação da AECT. O autarca salientou na ocasião, a identidade entre estes dois territórios, já que “temos projetos comuns – banco de terras – e como tal queremos ter um melhor conhecimento da realidade galega para construir e consolidar projetos de interesse para as duas regiões”.
Por fim, a Drª Elvira Vieira, natural de Cabeceiras de Basto e a exercer funções de diretora naquele organismo, disse que “o AECT estará de portas abertas para levar a cabo projetos comuns, financiados ou não, que promovam o desenvolvimento das regiões”. Manifestou igualmente a disponibilidade do Agrupamento e dos seus dirigentes para apoiar e prosseguir com a dinamização de propósitos comuns conducentes ao desenvolvimento sócio-cultural e económico deste espaço territorial Galiza-Norte de Portugal.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.