Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-02-2012

SECÇÃO: Informação

Apresentação do livro ‘Contos quase romances da Cabreira e seu universo’

O cabeceirense José da Costa Oliveira apresenta ao público no próximo dia 25 de fevereiro, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, o livro ‘Contos quase romances da Cabreira e seu universo’. Trata-se de uma obra que ao logo de mais de trezentas páginas oferece uma ontologia em que «o Homem e a Natureza (os Bichos) protagonizam lado a lado. Histórias como a “vaca que chorava”, de seu nome Briosa, ou “o coelho da ponte da Urtigueia”, o Alfredo, fazem a defesa laudatória do que é a amizade, a criação de laços afectivos entre os seres, que confere sentido à vida e a tudo o que nos rodeia».
Todas as histórias se desenvolvem nos vales, nas encostas, nos cumes e picos do perímetro florestal da Serra da Cabreira, no norte de Portugal, linha de divisão entre as províncias do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Esta cerimónia terá lugar pelas 16h00m.
Recorde-se que José da Costa Oliveira, distinto colaborador do Jornal Ecos de Basto desde Setembro de 1998, nasceu em 1945, num pequeno lugar isolado da freguesia de Refojos de Basto, época em que se vivia a crise final da segunda guerra mundial. Foi o primogénito de uma casal de agricultores com parcos recursos económicos que viria a ter mais quatro filhos.
Terminada a quarta classe que apesar das dificuldades dos pais, fizera com distinção, passou a sua adolescência e parte da juventude exercendo a actividade de pastor e trabalhador agrícola. Aos 22 anos de idade inicia os estudos liceais, altura em que cumpria o serviço militar. Aos 34 anos, licencia-se em Economia pela Universidade do Porto. Aos 55 fez uma pós-graduação em finanças. Desempenha a actividade de Economista em quase todos os sectores de actividade, desde a banca ao sector associativo. Actualmente exerce a actividade de consultoria económica e financeira em regime de profissão liberal.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.