Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-02-2012

SECÇÃO: Informação

Reis das Escolas cantaram e encantaram no Pavilhão Desportivo de Refojos

Milhares de crianças participaram no evento
Milhares de crianças participaram no evento
Cabeceiras de Basto viveu na tarde do dia 20 de janeiro, momentos de grande alegria e animação durante o XIII Encontro de Cantares de Reis das Escolas do concelho. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, teve como objetivo promover a cultura e reviver a tradição dos Reis através das crianças.
Trajados a rigor e de vozes bem afinadas, os meninos e meninas do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto deram as boas-vindas ao novo ano no Pavilhão Desportivo de Refojos, que juntou milhares de pessoas, entre crianças, professores, educadores, pais e encarregados de educação que não quiseram perder a oportunidade de acompanhar os seus educandos nesta festa.
Tambores, cavaquinhos, ferrinhos, pandeiretas, violas, reque-reque e maracas, e também as tradicionais cestas, xailes e cabaças às costas acompanharam os 18 grupos em palco, nas suas brilhantes atuações, que motivaram efusivos aplausos da numerosa plateia.
No total, 918 crianças das 13 Escolas Básicas e dos Jardim-de-Infância do Agrupamento interpretaram os mais genuínos cantares dos Reis levando o público a recordar memórias de outrora.
Os Rouxinóis, As Cotovias, Os Canários, Os Pintassilgos, Os Pardais e Os Periquitos do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim dos Santos, JI do Centro Escolar do Arco de Baúlhe, JI/EB 1 de Alvite, JI/EB 1 da Faia, JI/EB 1 de Pedraça, EB 1 de Outeiro, JI/EB 1 da Ferreirinha, JI/EB 1 de Lameiros, JI de Painzela, JI de Basto, JI de Chacim, JI de Leiradas e o JI de Abadim foram os protagonistas deste magnífico Encontro de Reis.
A antiguidade dos cantares, a originalidade e a criatividade das atuações marcou a décima terceira edição da iniciativa.
Ao evento não faltou o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, que deu “os parabéns a todos os que contribuíram para a realização deste encontro que permitiu reviver as nossas memórias, os nossos usos e as nossas tradições”. O autarca agradeceu o envolvimento e presença de todos neste XIII Encontro de Cantares de Reis das Escolas, que considerou um sucesso.
De salientar que todos os grupos participantes receberam um prémio de presença no valor de 60 euros para a aquisição de material didático-pedagógico.
No final da iniciativa foi oferecido, a cada criança, um pequeno lanche constituído por um bolo e um sumo.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.