Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-02-2012

SECÇÃO: Destaque

PS celebra 18 anos em Cabeceiras e divulga obra feita

O Secretário-geral do PS, António José Seguro, associou-se no passado dia 27 de janeiro, ao jantar-convívio de militantes e simpatizantes, comemorativo do 18º aniversário da liderança de Joaquim Barreto e do Partido Socialista à frente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

António José Seguro, Secretário-geral do PS, no uso da palavra
António José Seguro, Secretário-geral do PS, no uso da palavra
A iniciativa, que decorreu no Salão Multiusos do Mercado Municipal, juntou cerca de meio milhar de pessoas, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, o presidente da Comissão Política do PS de Cabeceiras de Basto, Dr. Serafim China Pereira, os vereadores da Câmara Municipal, os membros da Assembleia Municipal, os presidentes de Junta de Freguesia e outros autarcas, assim como militantes e simpatizantes do Partido Socialista, entre outros convidados.
Perante uma sala repleta, Serafim China Pereira afirmou que “Portugal atravessa um período difícil da sua história, o desemprego não pára de aumentar, a economia está moribunda. Os ataques ao Serviço Nacional de Saúde, à Escola Pública e ao Estado Social são constantes. As dificuldades são muitas e é preciso devolver a esperança aos portugueses”, lê-se no comunicado enviado pelo Partido Socialista aos órgãos de comunicação social.
O presidente da Comissão Política do PS recordou o dia 5 de janeiro de 1994 como “um marco histórico na vida do concelho de Cabeceiras de Basto”, assegurando que comemorar os 18 anos do poder autárquico do PS “é também elogiar o empenho, o rigor, o trabalho, a seriedade e a dedicação de Joaquim Barreto à causa pública”. E confessou: “é bom viver em Cabeceiras de Basto”.
Joaquim Barreto, António José Seguro e Serafim China Pereira no momento do corte do bolo
Joaquim Barreto, António José Seguro e Serafim China Pereira no momento do corte do bolo
Dirigindo-se ao Secretário-geral do PS, China Pereira confirmou: “Dr. António José Seguro pode contar com os militantes do PS de Cabeceiras de Basto para o ajudar a construir um Portugal mais justo e mais solidário”.
Na sua intervenção e referindo-se a China Pereira, Joaquim Barreto enalteceu “o homem que, de uma forma voluntária e desinteressada, tem estado sempre presente no trabalho intenso de servir Cabeceiras de Basto e os Cabeceirenses. Este homem é Serafim China Pereira, o presidente da Assembleia Municipal que tem sido o principal timoneiro na liderança da Comissão Política do Partido Socialista em Cabeceiras de Basto”.
Elogiando a postura do Secretário-geral do PS, Joaquim Barreto declarou: “António José Seguro és um homem de elevado carácter, de princípios e valores, pela tua vivência e pela tua atitude política de estar sempre presente. Conheces bem Portugal e as suas gentes e és um bom exemplo da democracia participativa e da proximidade dos eleitos aos eleitores. Conhecemos-te bem e sabemos que Portugal e os portugueses podem contar contigo”.
Na sua intervenção, o Secretário-geral do PS começou por agradecer o acolhimento, simpatia e amizade do povo de Cabeceiras de Basto.
Serafim China Pereira, António José Seguro e Joaquim Barreto no momento da entrega de placa evocativa da efeméride
Serafim China Pereira, António José Seguro e Joaquim Barreto no momento da entrega de placa evocativa da efeméride
António José Seguro elogiou o trabalho que tem sido feito em Cabeceiras de Basto e que colocou o Município na senda do progresso e da modernidade.
“Anos de trabalho, dedicação, persistência e entrega ao serviço desta terra estão bem visíveis, assim como a capacidade e a visão estratégica de um homem e das suas equipas para retirar um concelho do interior de Portugal e devolvê-lo a um eixo de capacidade e atração de investimento para Cabeceiras de Basto. Esta equipa tem um rosto – Joaquim Barreto que com a sua persistência e visão aumentou em muito a qualidade de vida dos seus habitantes. Cabeceiras de Basto é hoje um concelho altamente competitivo a atrair o investimento público e privado”, valorizou, colocando em evidência “o cuidado, o carinho e o amor com que Joaquim Barreto continua a tratar esta terra”, acrescenta o mesmo comunicado enviado à imprensa.
António José Seguro deixou ainda uma mensagem aos portugueses “de confiança em nós próprios, na nossa capacidade, na nossa inteligência e na nossa dedicação de povo e de país”. E palavras de esperança: “não tenho uma varinha mágica mas tenho um caminho alternativo para nós resolvermos os nossos problemas, com menos sacrifícios para os portugueses”. E garantiu: “eu serei a voz exigente, credível e responsável que põe o interesse de Portugal acima do interesse partidário”.
Considerado hoje como um “autarca modelo”, Joaquim Barreto dedicou praticamente toda a sua vida ao concelho Cabeceirense e à melhoria da qualidade de vida da terra que o viu nascer, sendo mesmo encarado como o “rosto do progresso e do desenvolvimento de Cabeceiras de Basto”.
Como forma de assinalar os 18 anos de liderança à frente dos destinos da autarquia Cabeceirense, a Comissão Política Concelhia do PS ofereceu a Joaquim Barreto uma placa evocativa da efeméride.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.