Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-01-2012

SECÇÃO: Última Página

Cabeceiras de Basto prepara Festa da Orelheira e do Fumeiro

Com o objetivo de promover, divulgar e comercializar os produtos tradicionais, nomeadamente o fumeiro da região, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Emunibasto, levam a cabo de 18 a 20 de fevereiro próximo a 16ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro.
Trata-se de um certame na qual participam anualmente dezenas de produtores/expositores não só de Cabeceiras, mas também de concelhos como Montalegre, Boticas e Vieira do Minho, para comercializar, na sua maioria, produtos derivados do porco
À semelhança dos anos anteriores o certame decorre no Pavilhão Gimnodesportivo da vila Cabeceirense, onde se espera a comercialização de várias toneladas de fumeiro, a degustação dos produtos na tasquinha ali colocada para o efeito, mas também um programa de animação diversificada, onde a componente popular e etnográfica estará bem patente através da música popular portuguesa, do folclore, da etnografia, entre outras atividades dirigidas aos diferentes públicos por forma a proporcionar momentos de salutar confraternização a visitantes e expositores.
De referir ainda, o reviver de tradições associadas à quadra carnavalesca, tais como o leilão das orelheiras, outrora muito usual em diversas freguesias do concelho.
Um programa diversificados que será certamente motivo e atração de milhares de forasteiros como vem sendo hábito.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.