Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-01-2012

SECÇÃO: Informação

Eleições Autárquicas 2013
Inquérito à opinião dos eleitores sobre os Partidos e a popularidade de diversas personalidades

Chegou ao conhecimento do nosso jornal que no concelho de Cabeceiras de Basto e no distrito de Braga muitos eleitores foram contactados telefonicamente para se pronunciarem sobre os possíveis candidatos às Câmaras Municipais nas próximas eleições autárquicas de 2013.

De acordo com as pessoas que nos abordaram, com as questões colocadas pretender-se-ia saber da popularidade de futuros candidatos afetos aos partidos políticos, mas também de algumas personalidades independentes que, na eventualidade de não serem os candidatos apoiados pelos Partidos, poderiam concorrer autonomamente. Pretendia-se, ao que julgamos saber, testar a popularidade dessas personalidades e os estragos que poderiam provocar nas candidaturas das diferentes estruturas partidárias, nas eleições autárquicas de 2013.
Ainda segundo as informações que correm, este estudo de âmbito distrital poderá ter sido mandado fazer pelos partidos da maioria do governo (PSD-CDS) tendo em vista a definição da estratégia para as eleições autárquicas de 2013 nos diferentes concelhos do distrito de Braga.

Também é do nosso conhecimento que nenhuma Câmara Municipal do distrito se envolveu neste estudo de opinião, pois não cabe às Câmaras Municipais, no âmbito das suas atribuições e competências legais, encomendar este tipo de sondagens, até porque lhes está vedado e proibido, por lei, fazê-lo.

No que concerne aos resultados apurados, é estranho que até à presente data não tenham sido publicados. O Ecos de Basto soube, no entanto, através de fonte que consideramos credível, que o Partido Socialista manterá vantagem confortável principalmente nos concelhos em que é poder autárquico e, muito especialmente, em Cabeceiras de Basto onde a diferença entre o PS e os seus mais diretos opositores (PSD-CDS) rondará um valor superior a vinte e cinco pontos percentuais.
O PSD manterá vantagem significativa nos concelhos de Celorico de Basto, Esposende, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde, enquanto que os independentes continuam a ser preferidos no concelho de Amares.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.