Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 19-12-2011

SECÇÃO: Informação

ESTRADA 311

 ER 311 no limite do concelho
ER 311 no limite do concelho
Vai ser beneficiada em toda a extensão com uma intervenção profunda

A Câmara Municipal, na sua reunião do passado dia 17 de Novembro, decidiu abrir um concurso público para a empreitada de beneficiação da ER 311 - ligação de Cabeceiras de Basto a Lodeiro de Arque, Salto, Montalegre.
Fomos informados que a esse concurso concorreram oito empresas para fazerem a obra.
Segundo informação que obtivemos, as propostas apresentadas já foram analisadas e decididas pelo júri do concurso, estando, neste momento, a decorrer o prazo para audiência dos concorrentes, no cumprimento de uma formalidade legal.
Pessoal da Câmara em trabalhos de limpeza de valetas e aquedutos na ER 311
Pessoal da Câmara em trabalhos de limpeza de valetas e aquedutos na ER 311
Ainda de acordo com a nossa fonte credível, apoiada e sustentada apenas e só na verdade, podemos informar que a beneficiação desta estrada vai decorrer da seguinte forma: uma parte dos trabalhos serão executados por administração directa, isto é, através das brigadas e equipamentos da Câmara (pessoal, máquinas e viaturas) e os restantes trabalhos pela contratação de uma empresa externa para a qual decorreu o concurso público que em cima referimos.
A intervenção na ER 311, será profunda em toda a largura e extensão da estrada. Assim, terá trabalhos de correcções do traçado em alguns pontos da mesma, limpeza e beneficiação dos aquedutos existentes e construção de outros. Soubemos que estes últimos trabalhos de limpeza de aquedutos e valetas já se iniciaram, encontrando-se executados, neste momento, desde a Quinta da Mata até um pouco acima do lugar de Teixugueiras.
No ano 2012, e ainda com recurso aos equipamentos da Câmara Municipal por administração directa, serão feitas as correcções do traçado, bem como a continuação do serviço de limpezas de aquedutos.
Os outros trabalhos que vão ser entregues ao empreiteiro incluem, para 2012, a construção de mais de 9 Km de novas valetas e a remoção integral do pavimento mais degradado numa extensão de quase 1 Km da estrada, com a instalação de drenos de evacuação das águas freáticas na faixa de rodagem e colocação com compactação de uma camada de tout-venant com 20 cm de espessura.
Ainda, em 2012, a empresa construtora irá colocar uma camada de alcatrão betuminoso a quente com 8 cm de espessura em mais de 6,5 Km e em toda a largura da via.
Local de início da intervenção na Ponte de Pé - Quinta da Mata
Local de início da intervenção na Ponte de Pé - Quinta da Mata
Em 2013, serão construídos pelo empreiteiro mais 712 m de valetas e colocada uma camada de alcatrão betuminoso a quente com a espessura de 5 cm, isto é, em toda a extensão da estrada (11,5 Km) e largura (6,5 m) que vai desde a Ponte de Pé/Quinta da Mata, em Refojos, até Lodeiro de Arque, em Salto, Montalegre.
Os trabalhos por conta da empresa que ganhar o concurso vão iniciar-se no primeiro trimestre de 2012 e estão orçados no valor estimado de 850 mil euros.
Foi possível saber que esta opção da Câmara Municipal de executar parte dos trabalhos, através do recurso às brigadas municipais (pessoal e máquinas) resulta, por um lado, da existência de capacidade técnica para a sua realização, por outro por se conseguir um melhor aproveitamento dos recursos financeiros uma vez que se levará a cabo aquela intervenção a um custo mais vantajoso para o erário público.
Sabemos por informações técnicas que a estrada ficará com uma beneficiação muito qualificada o que lhe dará a sustentabilidade para uma circulação mais segura e cómoda, ligando os dois importantes concelhos de Cabeceiras de Basto e Montalegre, através de Salto.
Ouvimos o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto, que nos confirmou a veracidade destas informações e que nos adiantou também que a Câmara de Montalegre irá colaborar nesta importante obra que vai beneficiar os dois concelhos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.