Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-11-2011

SECÇÃO: Informação

Aprovada a abertura de novo concurso público para a requalificação da ER 311 – Ligação de Cabeceiras a Lodeiro d’Arque – Salto – Montalegre’

O executivo municipal decidiu, na última reunião de Câmara, autorizar a abertura de um novo concurso para a empreitada de ‘Requalificação da ER 311 – Ligação de Cabeceiras a Lodeiro d’Arque – Salto – Montalegre’.
Concurso este, cujo valor base é de 857.636 euros e que tem por objectivo avançar com a obra de requalificação daquela importante via que serve o norte de Cabeceiras de Basto e faz a ligação ao município vizinho de Montalegre. Este troço da ER 311 representa também o acesso privilegiado de várias freguesias do Baixo Barroso, de Boticas e de Vieira do Minho à região de Basto e ao Nó da Auto-estrada A7, localizado no Arco de Baúlhe, neste concelho.
A empreitada agora a concurso, implica a realização de diversos trabalhos de intervenção na ER 311, nomeadamente, construção de valetas, escarificação de pavimento, remoção dos materiais não aproveitados, colocação e compactação de camadas de tout-venant nas áreas objecto desses trabalhos e a repavimentação em betuminoso (tapete). Uma intervenção que permite responder às necessidades e garantir boa drenagem da via e reabilitação do pavimento.
Enquanto isso, estão já em curso os trabalhos a realizar por administração directa no âmbito da requalificação desta via, nomeadamente, a limpeza de aquedutos. Previstos estão também outros trabalhos a executar pelas brigadas municipais tais como, a drenagem de águas pluviais, a construção de novos aquedutos e de alguns alargamentos.
A abertura de um novo Concurso Público para a Requalificação da ER 311, resulta da anulação do concurso anterior, cuja abertura foi apresentada no pressuposto de que poderia ser objecto de comparticipação de fundos comunitários. Volvidos três meses, e apesar dos vários contactos efectuados pela Câmara Municipal junto da Autoridade de Gestão do ON.2, não há ainda garantia de financiamento desta obra através de verbas do QREN.
Assim, perante esta situação de indefinição quanto ao financiamento comunitário, e dado que é urgente uma intervenção em toda a exensão da ER 311, foi sugerida a realização de algumas obras por administração directa e a abertura de um novo Concurso para a empreitada de ‘Requalificação da ER 311-Ligação de Cabeceiras a Lodeiro d’Arque – Salto – Montalegre’, cuja execução da obra, beneficiará uma importante estrada regional, que liga não só os concelhos de Cabeceiras de Basto e de Montalegre, mas também, os distritos de Braga e de Vila Real.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.