Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-11-2011

SECÇÃO: Informação

Dezenas juntaram-se à Festas de S. Martinho no ECL de Refojos

Autarcas e utentes conviveram pelo S. Martinho
Autarcas e utentes conviveram pelo S. Martinho
Os vereadores da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Jorge Machado e Francisco Pereira, assim como a directora da Régie Cooperativa Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, associaram-se, no passado dia 15 de Novembro, ao magusto promovido pela Associação Janelas Abertas e pela Junta de Freguesia de Refojos no Espaço de Convívio e Lazer (ECL), um local onde diariamente se reúnem os idosos para momentos de convívio e lazer.
A festa contou, ainda, com a presença dos presidentes da Associação Janelas Abertas e da Junta de Freguesia de Refojos, José Pereira e Francisco Alves, respectivamente.
À semelhança dos anos anteriores, dezenas de utentes do ECL de Refojos (ECL) juntaram-se para degustar as castanhas assadas e o provar o vinho novo.
Muito animados, os utentes do espaço de convívio aproveitaram o momento para conversar e dar um pezinho de dança.
Manter a tradição e preservar a memória dos tempos idos são, na opinião do presidente da Junta de Refojos, os grandes objectivos desta iniciativa que, todos os anos, junta “os amigos” no Espaço de Convívio e Lazer.
“Vivem-se aqui momentos de salutar convívio e nós não podemos perder estes costumes tão enraizados na nossa gente”, realçou Francisco Alves fazendo um “balanço extremamente positivo” do magusto no ECL de Refojos.
De acordo com o vice-presidente da Associação Janelas Abertas, Armindo Félix, a iniciativa faz parte do plano de actividades da associação. “As pessoas estão sempre à espera desta comemoração e neste dia ninguém falta à festa”, garantiu Armindo Félix.
Maria Baptista é umas das presenças assíduas no magusto de S. Martinho. Natural de Refojos, a Cabeceirense vive actualmente no Porto mas garante não perder as iniciativas promovidas pela Associação Janelas Abertas, em colaboração com a Junta de Freguesia de Refojos.
Depois das castanhas, do vinho e do caldo verde, os utentes do ECL de Refojos cantaram e dançaram a S. Martinho fazendo jus ao ditado popular: “no dia de S. Martinho comem-se as castanhas e bebe-se o vinho”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.