Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-11-2011

SECÇÃO: Informação

Joaquim Barreto condecorado pelo Exército Português

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, recebeu no dia 23 de Novembro, a Medalha D. Afonso Henriques – Patrono do Exército, 1.ª Classe.

Presidente da Câmara de Cabeceiras distinguido com a medalha D. Afonso Henriques
Presidente da Câmara de Cabeceiras distinguido com a medalha D. Afonso Henriques
A condecoração do Exército, que foi entregue pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, Pinto Ramalho, decorreu no Museu Militar em Lisboa.
A medalha de D. Afonso Henriques - Mérito do Exército é uma medalha militar portuguesa, criada em 11 de Outubro de 1985 com a designação D. Afonso Henriques - Patrono do Exército, e destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército Português.
Entre os homenageados estiveram, ainda, o Comendador Manuel Nabeiro, presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, Fernando Seara, presidente da Câmara Municipal de Sintra, o Reitor da Universidade Nova de Lisboa, entre outras individualidades com destaque no panorama político, financeiro e cultural português.
De salientar, ainda, que a medalha de D. Afonso Henriques - Mérito do Exército é uma das primeiras três medalhas privativas, uma por cada ramo das Forças Armadas, criadas em 1985, e que precederam a Medalha da Cruz de São Jorge, em 2000, do Estado Maior General das Forças Armadas, e a Medalha da Defesa Nacional, do Ministério da Defesa, em 2002.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.