Arquivo: Edição de 07-11-2011
SECÇÃO: Informação |
||||||||
Presidente da Câmara na abertura das I Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar em Terras de Basto
Na cerimónia, que contou com a presença de representantes, da Associação Nacional de Protecção Civil, da Liga Portuguesa de Bombeiros, dirigentes distritais e locais, assim como de outras corporações aqui representadas por cerca de três centenas de bombeiros provindos de diversos distritos do país, o edil Cabeceirense realçou a importância deste tipo de iniciativas que trazem à nossa terra gente de vários locais para reflectir e debater temas tão actuais como pertinentes, cuja partilha de experiências levará certamente a mais conhecimentos e consequentemente a uma melhor prestação de serviços numa área tão sensível, como vital para o bem estar das pessoas. O autarca felicitou todos aqueles que voluntariamente, num dia de Sábado, aqui se deslocaram com vontade de se aperfeiçoar, habilitar e capacitar para fazer face às situações difíceis com que se deparam no dia a dia ao serviço da comunidade. Procurar soluções, apostar na prevenção, antecipar e estudar as melhores soluções para os problemas, permitirá certamente uma intervenção mais eficaz em situações delicadas. O Presidente realçou ainda a importância dada à comunicação e à eficiência da mesma, tendo em vista agilizar procedimentos em cenários críticos. Realçou igualmente a pertinência dos temas abordados durante a jornada entre os quais a intervenção junto das pessoas mais fragilizadas e com mais necessidades como são os idosos e as crianças.
Bombeiros de Basto reclamam posto de emergência INEM Para o presidente da direcção dos Bombeiros Cabeceirenses, Dr. Jorge Machado, esta iniciativa que foi feita por e para voluntários unidos pela vontade de ser cada vez mais profissionais, teve um balanço muito positivo. Desejou por esse motivo, que estas jornadas “tenham continuidade e permitam que algumas coisas possam ser melhoradas no âmbito do trabalho das corporações de bombeiros da região. Pretendemos uma união entre todos, porque todos temos que melhorar neste domínio da emergência pré-hospitalar’, realçou. Esta iniciativa serviu assim, para debater problemas e anseios comuns já que a região de Basto se sente o parente pobre da emergência pré-hospitalar do distrito de Braga. Por este motivo reclamam um Posto de Emergência INEM, já que no relacionamento com o INEM e o Serviço Integrado de Emergência INEM, no distrito de Braga, todos os concelhos são Posto de Emergência com excepção de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Terras de Bouro. Esse reconhecimento permitiria ’um relacionamento mais forte com o INEM, mas sobretudo uma forma de melhor podermos servir as populações desta vasta região de Basto’ disse aquele responsável.
Bombeiros Voluntários apostam na formação
Refira-se que os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses têm no seu seio, um grupo exclusivamente dedicado às questões da saúde. Foi criado por diversos voluntários profissionais no sector e preocupa-se em formar não só bombeiros mas também a população local. Neste âmbito o grupo tem vindo a dinamizar acções de formação, nomeadamente em suporte básico de vida. Dirigido sobretudo para os alunos do secundário deste concelho, decorreu no passado mês de Outubro e que em articulação com o Instituto Nacional de Emergência Médica a iniciativa ‘SBV masse treining’ que envolveu cerca de 420 estudantes do 10º. 11º e 12º anos. Alargar a formação em suporte básico de vida a toda a população de Cabeceiras de Basto porque é um aspecto fundamental da cadeia de sobrevivência, é uma das pretensões deste grupo, realçou o médico Mauro Pereira, para quem a cadeia de sobrevivência quebra sempre pelos elos mais fracos e os primeiros elos podem ser o cidadão comum. O accionamento dos meios de emergência e o pronto e efectivo início das manobras de suporte de vida, pode ser feito por qualquer cidadão, mas muitos não sabem realizar estas manobras. Esta tipo de formação é muito importante e por isso mesmo o coordenador defende que deveria ser universal e realizada nas escolas. |