Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 17-10-2011

SECÇÃO: Informação

Duzentos parâmetros avaliados em Dia Mundial do Coração

Cerca de uma centena de pessoas aderiram aos rastreios de saúde promovidos pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Régie Cooperativa Basto Vida - Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, em parceria com a TCare, no âmbito do Dia Mundial do Coração, assinalado na Praça da República.
No Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão (PMAC) e no stand montado em pleno coração da vila cabeceirense, duas enfermeiras e uma cardiopneumologista, com o devido apoio administrativo, realizaram rastreios cardiovasculares através da avaliação da tensão arterial, peso, glicemia, colesterol e saturação parcial do oxigénio. Foram também efectuados exames auxiliares de diagnóstico, nomeadamente electrocardiograma e espirometria.

Rastreios foram realizados na Praça da República
Rastreios foram realizados na Praça da República
Do total foram avaliados 200 parâmetros de saúde, a tensão arterial, a frequência cardíaca e o peso foram os que tiveram maior registo.
Bucos, Outeiro, Passos e Refojos foram as freguesias com maior número de utentes rastreados, sendo ainda digna de registo a afluência de pessoas de concelhos do Norte do país, designadamente de Celorico de Basto, Fafe, Vieira do Minho, Mondim, Amarante, Boticas, Felgueiras, Vizela, Porto, Maia, Paredes, Paços de Ferreira e até de Lisboa, que em dia de festa de S. Miguel passaram por Cabeceiras de Basto.
A comemoração do Dia Mundial do Coração dirigiu-se a toda população com o objectivo de prevenir a doença e promover a saúde cardiovascular, uma vez que as doenças cardiovasculares estão na origem de uma elevada taxa de mortalidade em Portugal (responsáveis por 40% de óbitos) e causam graves incapacidades ao ser humano.
De salientar que a iniciativa do Dia Mundial do Coração coincidiu com o Feriado Municipal em Cabeceiras de Basto, dia grande dedicado às solenidades religiosas que arrastaram milhares de romeiros ao concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.