Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 17-10-2011

SECÇÃO: Informação

Executivo distingue cabeceirense campeão mundial

O medalhado Bernardino Pacheco Pereira
O medalhado Bernardino Pacheco Pereira
Na reunião, o executivo municipal decidiu aprovar um voto de louvor, congratulação e regozijo ao campeão mundial de veteranos em atlestismo, Bernardino Pacheco Pereira. Trata-se de um Cabeceirense natural da freguesia de Outeiro, residente em Queluz, concelho de Sintra, que aos 75 anos de idade, apresenta um percurso notável na modalidade desportiva de Atletismo. A sua participação em provas oficiais, desde 2000, tem-se destacado com excelentes classificações o que demonstra uma grande dedicação, um enorme empenho e uma forte vontade de vencer, como facilmente se pode comprovar pelo seu extraordinário palmarés.
Tudo começou no ano de 2000, quando tinha 64 anos de idade. Participou nesse ano na prova de atletismo de S. Bartolomeu, em Cavez, Cabeceiras de Basto, tendo ficado classificado em 1º lugar. Desde então tem marcado sempre presença nesta prova.
Ao longo dos últimos onze anos, tantos quantos tem de carreira no atletismo, obteve centenas de vitórias em provas e torneios nacionais, destacando-se os torneios das Câmaras Municipais de Oeiras e Sintra. Em Oeiras, fez 103 provas conquistando 101 primeiros lugares e dois segundos lugares. Em Queluz, Sintra, conquistou nove primeiros lugares.
Em 2005, conquistou o primeiro lugar na Meia Maratona de Sevilha e em 2006, conquistou a Medalha de Ouro na Meia Maratona de Ávila, em Espanha.
A sua participação em Mundiais dá-se a partir do ano de 2009. Nesse ano, através da Federação Nacional de Veteranos, correu os Mundiais de Atletismo que tiveram lugar na Finlândia, tendo obtido uma honrosa terceira posição (Medalha de Bronze). Em 2010, esteve nos Europeus, na Hungria, tendo obtido um segundo lugar (Medalha de Prata) nos 10.000 metros e terceiro lugar nos 5.000 metros (Medalha de Bronze).
Em Julho do corrente ano de 2011, o veterano atleta, Bernardino Pacheco Pereira, conquistou nos Mundiais de Atletismo, realizados em Sacramento, nos Estados Unidos da América, três Medalhas de Ouro, nas modalidades de 10.000 metros, 5.000 metros e 1.500 metros, sendo aclamado Campeão Mundial de Veteranos nas três modalidades.
Mais recentemente, no passado mês de Setembro, venceu em Sintra uma prova de 5.000 metros e em 2 de Outubro último, no Estádio Nacional, sagrou-se Campeão Nacional dos 10.000 metros da época 2010/2011.
Ao conquistar inúmeras Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, o atleta tem contribuído para a promoção e valorização do desporto em geral e do atletismo em particular, mas também para a promoção do nosso concelho, ao mesmo tempo que reforça o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto, em Portugal e no estrangeiro.
Os sucessos conseguidos tiveram nas últimas vitórias em que se sagrou Campeão Nacional e Mundial a expressão maior do seu esforço, dedicação e empenho, motivo pela qual a Câmara Municipal, deliberou aprovar um voto de louvor, congratulação e regozijo pelos êxitos conseguidos ao longo da sua carreira e muito particularmente pelos êxitos conseguidos no Nacional e Mundial de Atletismo de 2011.
O executivo municipal registou ainda o ofício enviado pelo Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto, agradecendo toda a colaboração prestada pelo Município Cabeceirense, nomeadamente através da cedência de autocarro para transportar as utentes daquele Centro de Saúde à consulta da especialidade de Cancro da Mama que teve lugar no Porto, resultante da realização de exames efectuados neste Centro e que foram reveladores de lesões suspeitas.

Câmara projecta nova estrada de acesso à vila Cabeceirense

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu autorizar a aquisição de uma parcela de terreno com área de 2.655,00m2, bem como, aprovar a respectiva minuta do contrato de cedência deste terreno que se destina futuramente à construção da Estrada de Ligação da EN 311 à Rua das Acácias, na freguesia de Refojos de Basto.
Trata-se de uma via, cuja projecção tem como principal objectivo criar uma ligação directa da Estrada Nacional 311 à Praça da República, confluindo com a recém ampliada e beneficiada Rua Dr. Agostinho Moutinho.
A nova estrada permitirá melhorar os acessos a esta zona histórica de Cabeceiras de Basto, mas também fazer a ligação directa a outras localidades limítrofes da freguesia sede do concelho. Melhorar as condições de mobilidade, aproximar as pessoas e criar novas zonas de expansão urbana, são alguns dos objectivos inerentes à construção desta via que garantirá certamente maior fluidez viária para residentes e visitantes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.