Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-10-2011

SECÇÃO: Concelho em acção

Começaram as obras na Casa da Lã em Bucos

foto
Estão em curso os trabalhos de recuperação da escola básica do primeiro ciclo de Bucos, tendo em vista a instalação da futura Casa da Lã. Um espaço destinado a acolher o projecto ‘mulheres de Bucos’ que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Junta de Freguesia local, têm vindo a apoiar e a incentivar, de algum tempo a esta parte.
Trata-se de um projecto inovador, a desenvolver na freguesia de Bucos, deste concelho, onde o trabalho da lã teima em persistir e onde as mulheres continuam a fazer mantas, meias e outros artefactos que conquistam a atenção dos forasteiros.
De referir que este projecto liderado por uma dezena de mulheres, está no seu início, mas é já agregador de um grande número de pessoas e algumas instituições, que com o seu apoio pretendem manter vivas as tradições e os usos desta gente de Basto.
Uma vez recuperados os espaços devolutos desta antiga escola básica, serão devolvidos à população com uma nova funcionalidade – a Casa da Lã - um projecto que orgulha o Município, que enaltece esta secular arte de trabalhar e transformar a lã e que sob um olhar contemporâneo virá certamente a frutificar no campo económico, cultural e social.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.