Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2011

SECÇÃO: Última Página

Freguesias preparam cortejo etnográfico

À semelhança dos anos anteriores, decorrem um pouco por todo o território cabeceirense, os preparativos para o cortejo etnográfico. Uma iniciativa agendada para o próximo dia 25 de Setembro (Domingo) que vai desfilar pelas principais ruas da Vila de Cabeceiras de Basto.
A equipa constituída por cenógrafos e escultores, está a trabalhar em permanência, em Cabeceiras de Basto, desde o dia 20 de Agosto, reunindo com as Juntas de Freguesia e Associações locais, para que, em conjunto, se escolham os temas que melhor identifiquem cada uma das freguesias tendo em vista a sua apresentação ao público no dia 25. Muitas têm sido as reuniões realizadas, tendo em algumas freguesias ocorrido três reuniões.
A equipa organizadora do cortejo etnográfico, tem vindo a sensibilizar os responsáveis para o envolvimento da população, dos grupos de música, dos ranchos folclóricos, do jogo do pau, entre outros agentes, uma vez que a recreação de todas as cenas é mais rica quanto maior for a envolvência das pessoas.
Os temas escolhidos, são muito diversificados. Vão desde o património edificado, às tarefas agrícolas, passando pelo património natural e pelos usos e costumes, tais como: A festa de Sta. Catarina, em Alvite, a feira das cebolas, em Basto; a capela da taipa e a lenda de D. Comba, em Cabeceiras de Basto, a vindima em Cavez, a medicina tradicional na Faia; o penedo da palha e a ida ao monte buscar lenha, em Outeiro, o Olival em Passos, D. Nuno Álvares Pereira a pedir D. Leonor em casamento, em Pedraça, um magusto, em Painzela; a fonte de S. João e as aguadeiras em Refojos, o ciclo do centeio em Riodouro ou os tanques públicos, com o convívio de quem passava na rua, pastores e emigrantes, em Vilar de Cunhas.
Ao que apuramos, faltam ainda definir três temas, correspondentes a outras tantas freguesias, nas quais se encontram ainda a decorrer reuniões de preparação deste que será certamente mais um magnífico cortejo etnográfico.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.