Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2011

SECÇÃO: Informação

Festival Folclórico de Basto regista grande adesão popular

Rancho de S. Nicolau
Rancho de S. Nicolau
Quatro grupos abrilhantaram a noite do dia 20 de Agosto, na freguesia de Cavez, mais precisamente no largo do Souto, centro histórico daquela vila cavezense, onde se deslocaram centenas de pessoas para assistir a mais uma edição do Festival Folclórico de Basto.
Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pelo Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, com o apoio da Emunibasto, da Junta de Freguesia de Cavez e do Grupo Desportivo de Cavez que teve como principal objectivo promover os valores culturais, as tradições etnográficas e a música popular portuguesa, ao mesmo tempo que aproveita a presença de muitos emigrantes de férias para lhes proporcionar o contacto com as suas raízes.
Após o desfile etnográfico e a entrega de lembranças numa breve cerimónia que contou com a presença de vereadores municipais, membros das entidades organizadoras, o Presidente da Junta de Freguesia local, demais autarcas e população em geral, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, realçou a importância deste tipo de eventos que além de promover e valorizar o folclore tradicional português, que faz parte da matriz identitária destas gentes, contribui para fomentar o convívio salutar entre as pessoas, e aos emigrantes que aqui se encontram de férias, proporcionar o contacto com as suas raízes e a sua cultura. O autarca referiu ainda que este tipo de iniciativas programadas a pensar nas pessoas são para continuar a dinamizar.
De referir que em palco apresentaram os seus trajes, músicas e danças dois grupos da terra, nomeadamente o Rancho S. João Baptista de Cavez e o Rancho Folclórico de S. Nicolau, bem como, o Rancho Folclórico Flor de Fânzeres e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, provindos de Gondomar e de Matosinhos, respectivamente, dando corpo àquela que foi a 22ª edição deste Festival.
Rancho S. João Baptista de Cavez
Rancho S. João Baptista de Cavez
Os Ranchos convidados proporcionaram assim, um animado espectáculo folclórico e etnográfico, reflectindo os usos e costumes das respectivas regiões e registando o agrado do numeroso público presente no recinto.
A jornada encerrou com uma bonita sessão de fogo de artifício, que agradou aos presentes que, a pesar da hora tardia, ali permaneceram para apreciar também o espectáculo pirotécnico.



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.