Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2011

SECÇÃO: Informação

Estrada que liga as Tojeirinhas ao Caneiro no Arco de Baúlhe foi inaugurada

Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, respectivamente, presidiram no dia 2 de Setembro, à inauguração da nova estrada que liga as Tojeirinhas ao Caneiro, no Arco de Baúlhe.
Trata-se de uma obra orçada em 372.500 euros, cuja construção implicou a aquisição de terrenos, movimentos de terra, mão-de-obra, pavimentação e sinalização vertical e horizontal adequada. Nas Tojeirinhas, uma das entradas principais daquela vila arcoense, foi ainda construída uma rotunda, que não só ajuda a regular o trânsito, como melhora as condições de mobilidade e segurança de veículos e peões.

Plano de Urbanização do Arco de Baúlhe, que se encontra em discussão pública até Outubro, contempla novas vias e zonas de expansão urbana
Plano de Urbanização do Arco de Baúlhe, que se encontra em discussão pública até Outubro, contempla novas vias e zonas de expansão urbana
O arruamento das Tojeirinhas ao Caneiro é um projecto promovido pela Câmara Municipal e co-financiado pelo QREN, através do ON.2 – O NOVO NORTE e FEDER -  Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.
De salientar que a construção desta estrada que estava prevista no Plano de Urbanização (PU) daquela vila, aprovado em 2002, e que se encontra de novo em discussão, vem aproximar dois importantes lugares desta populosa freguesia, criar novas bolsas de expansão urbana e espaços com condições favoráveis ao desenvolvimento, servindo igualmente de alternativa viária ao trânsito do centro do Arco de Baúlhe, realçou na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal.
Autarcas da freguesia e do Município descerraram a placa inaugural
Autarcas da freguesia e do Município descerraram a placa inaugural
Para o edil Cabeceirense, trata-se de um investimento importante que é feito na freguesia, que vem ‘resolver’ também um problema viário considerado como ‘ponto negro’ devido ao número de acidentes ali registados. Esta é apenas uma e a primeira de várias vias estruturantes que estão contempladas no Plano de Urbanização da localidade, a cuja execução a Câmara Municipal está atenta. O autarca lembrou ainda que a elaboração deste Plano teve como objectivo pegar no existente – vias, equipamentos, edifícios – e organizar o território que constitui o centro urbano do Arco de Baúlhe, conferindo-lhe mais coesão territorial e social, tendo em vista proprocionar mais bem-estar aos arcoenses. Com este PU procurou-se assim, planear o futuro daquela importante vila, numa perspectiva integrada e sustentada, onde ficaram consideradas vias, rotundas, outras infra-estruturas, equipamentos e edifícios seja públicos, seja privados, já que ‘a vila do Arco cresce e por isso, temos que criar condições para as pessoas’, acrescentou.
O edil Cabeceirense falou do Plano de Urbanização e das vias estruturantes para o Arco
O edil Cabeceirense falou do Plano de Urbanização e das vias estruturantes para o Arco
A construção desta estrada registou o agrado da população local, que participou em grande número na cerimónia, na qual esteve também presente o Presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe, Sr. Armando Duro, convidados e demais autarcas da freguesia e do Município.
Os Autarcas percorreram a nova estrada
Os Autarcas percorreram a nova estrada





© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.