Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-08-2011

SECÇÃO: Informação

Praia Fluvial acolheu Festival de Folclore de S. Nicolau

foto
Realizou-se no passado dia 6 de Agosto, o IX Festival de Folclore de S. Nicolau – Cabeceiras de Basto, uma iniciativa que contou com a presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, respectivamente, entre outros membros do executivo Cabeceirense e demais convidados.
Organizado pelo Grupo Folclórico de S. Nicolau, o IX Festival de Folclore de S. Nicolau envolveu toda a comunidade local numa animada festa que decorreu junto à Praia Fluvial de S. Nicolau.
Depois e assistirem ao desfile e actuação dos ranchos, procedeu-se à entrega de galhardetes aos quatro grupos participantes, entre eles o Grupo Folclórico de S. Nicolau (Cabeceiras de Basto); Grupo Folclórico Alegria do Minho – Tullins Fures – Grenoble (França); Rancho Folclórico de Sopo (Vila Nova de Cerveira) e o Rancho Folclórico de Santo Estêvão (Regadas, Fafe).
Na oportunidade, o presidente da Câmara saudou a organização e os participantes, referindo que “é com gosto que a Câmara se associa às iniciativas organizadas pelo movimento associativo” que, para além da comunidade, envolvem também as juntas de freguesia.
“O Festival de Folclore é importante porque é uma expressão da vivência cultural, de preservação e valorização dos nossos usos, costumes e tradições”.
Joaquim Barreto corroborou o apelo feito pelo presidente da direcção do Grupo Folclórico de S. Nicolau, para que as pessoas possam ajudar monetariamente a associação a construir a sua sede. “Também a Câmara, na medida das suas possibilidades, dará a sua ajuda”, garantiu o autarca Joaquim Barreto.
Na sua intervenção, o presidente da direcção do Grupo Folclórico de S. Nicolau, Sr. António Pacheco, agradeceu toda a colaboração da Câmara e do presidente, designadamente no que se refere às diligências feitas junto do Governo, na aprovação de uma candidatura que prevê um apoio financeiro de 45 mil euros para a construção da nova sede do Grupo Folclórico de S. Nicolau.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.