Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-07-2011

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto constitui Comissão Municipal de Protecção de Pessoas Idosas

O executivo cabeceirense decidiu aprovar a criação de uma Comissão Municipal de Protecção de Pessoas Idosas.
Trata-se de uma decisão decorrente da anuência do Conselho Local de Acção Social, de criar uma estrutura municipal agregadora de diversas entidades com o objectivo de proteger as pessoas idosas mais fragilizadas do concelho.

Contribuir para o envelhecimento activo é um objectivo desta Comissão Municipal
Contribuir para o envelhecimento activo é um objectivo desta Comissão Municipal
Segundo informação divulgada, esta Comissão, resultante de uma parceria entre entidades públicas e privadas, integrará instituições como a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a Basto Vida – Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, CRL, o Agrupamento de Centros de Saúde – Ave I das Terras de Basto, a Santa Casa da Misericórdia de S. Miguel de Refojos, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Cabeceiras de Basto, o Centro Social e Paroquial de Riodouro e as Juntas de Freguesia de Basto e Refojos de Basto.
Tem como principal objectivo promover a efectivação dos direitos dos idosos e adultos dependentes de Cabeceiras de Basto, prevenindo situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde ou bem-estar.
A pertinência destes projectos voltados para a população idosa do concelho, justifica-se pelo facto de hoje em dia – e tendo em conta os indicadores nacionais vindos a público no que respeita à solidão, maus tratos físicos e psicológicos que esta faixa etária da população é alvo - os idosos precisarem de quase tanta protecção como as crianças.
foto
O organismo recém criado, passa assim, a funcionar nos Serviços Municipais de Acção Social, com sede na Rua João Paulo II, nesta vila Cabeceirense, edifício que após obras recentes de beneficiação e adaptação, está agora dotado de melhores condições de trabalho e de atendimento aos utentes.

Empreitadas avançam

A Câmara Municipal decidiu ainda aprovar as minutas dos contratos referentes aos Concursos Públicos para as empreitadas de: ‘Rede de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais no Lugar de Outeirinho, na freguesia de Refojos de Basto’; ‘Execução da Estrada de Ligação da Cachada (EN 205) a Vinha de Mouros; e ‘Extensão da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Freguesia de Refojos de Basto (EN 311).
Foram aprovadas também, as condições gerais de venda dos lotes da Zona Industrial da Ranha na freguesia de Abadim, deste concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.