Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-07-2011

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Executivo Cabeceirense apoia colectividades

Sob a presidência do Engº. Joaquim Barreto reuniu no dia 22 de Julho, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Dos assuntos tratados, o destaque foi para a decisão do executivo municipal em prosseguir com o apoio a várias colectividades tendo em vista a realização de diversas acções de cariz sócio-cultural e desportivo.
Desta feita, o executivo disponibilizou a quantia global de 50.672,04 euros para apoiar diversas agremiações, seja logística, seja financeiramente.
Assim sendo, foi atribuido um apoio logístico à Junta de Agricultores do Regadio da Levada da Aldeia do lugar da Uz, tendo em vista a prestação de apoio técnico no acompanhamento da obra de beneficiação e fiscalização dos trabalhos a levar a efeito na Levada da Aldeia. Trata-se de uma conduta antiga que os regantes submeteram agora a obras de melhoramento tendo em vista optimizar aquela tradicional forma comunitária de regadio ainda muito usual nesta terra de Basto.
Também a Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), foi apoiada logisticamente através da disponibilização e montagem de vários stands destinados a acolher a realização da exposição ‘Vida Associativa’ que terá lugar na Praia Fluvial daquela freguesia, nos próximos dias 5, 6 e 7 de Agosto.
A ARDCA – Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Abadim, recebeu também uma fatia desta verba, para ajudar a custear as despesas inerentes à realização do ‘Oural Summer Party’. Um festival de verão, que de ano para ano tem vindo a agregar grande número de participantes, sobretudo jovens, não só do concelho Cabeceirense, como da região.
À Associação Cultural e Desportiva de S. Nicolau de Basto foi atribuido um apoio financeiro para ajudar a custear as despesas com o desenvolvimento de acções desportivas que pretende levar a cabo junto das crianças e jovens da freguesia, mas também destinado a obras de beneficiação e manutenção do parque desportivo e sede do clube.
Nesta reunião, e ainda no que ao sector do desporto diz respeito, o executivo municipal decidiu apoiar financeiramente o Atlético Cabeceirense, para ajudar a custear despesas decorrentes das obras de melhoramente e beneficiação das suas instalações, assim como, na formação destinada a equipas juniores e juvenis. Trata-se de um Clube que agrega centenas de jovens deste concelho em torno do futebol, modalidade praticada por diferentes escalões.
A Fábrica da Igreja Paroquial de S. Martinho do Arco de Baúlhe foi igualmente distinguida com a atribuição de um apoio financeiro destinado à realização da tradicional romaria em honra da Srª dos Remédios, que aquela vila Arcoense promove anualmente no início de Setembro. Uma festa que atrai milhares de visitantes não só do concelho, mas também de Municípios límitrofes, pertencentes ao Minho, mas também a outras regiões de Portugal.
A Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã, recebeu um apoio financeiro destinado à realização do XXII Concurso Pecuário da Raça Barrosã. Trata-se de um certame que decorre anualmente no Solar da Raça, na freguesia de Salto, concelho de Montalegre. O Concurso, no qual participam grande número de produtores de Cabeceiras de Basto, tem lugar no próximo dia 20 de Agosto.

Executivo aprova Votos de Pesar

Ainda na reunião, o executivo camarário, decidiu aprovar dois votos de pesar pelo desaparecimento precoce do autarca António Maria Rodrigues Rebelo e do pároco Joaquim Campos Silva Xavier.
António Maria Rodrigues Rebelo dedicou grande parte da sua vida à actividade pública e política tendo assumido cargos ao longo dos anos, na Assembleia e Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), na Câmara Municipal, onde foi chamado a exercer o cargo de vereador em diversas reuniões do executivo municipal e como membro da Assembleia Municipal, cargo que exercia à data da sua morte. Foi por isso, uma referência de dedicação à causa pública no concelho, enquanto autarca e dirigente associativo ao longo de mais de 30 anos, contribuindo de forma decisiva e acção esclarecida para o desenvolvimento de concelho.
O Padre Joaquim Campos Silva Xavier, desempenhou desde 1982, as funções de pároco das freguesias de Vilar de Cunhas e Gondiães deste concelho. Leccionou no Externato S. Miguel de Refojos e na EB 2,3 de Cabeceiras de Basto, bem como, em outros estabelecimentos de ensino da região. A sua acção no concelho de Cabeceiras de Basto fica marcada pela empenhada actividade pastoral da Igreja nas paróquias a que estava afecto, bem como pelo ensino dedicado às cianças e jovens que ao longo dos anos adestrou.

Voto de Louvor assinala feito desportivo de Ivo Fernandes

O executivo municipal decidiu ainda aprovar um voto de louvor, congratulação e regozijo ao Cabeceirense Ivo Filipe Mendes Fernandes. Trata-se de um jovem atleta de 18 anos, com um percurso notável na modalidade de Motocross. Após alcançar vários prémios em diferentes escalões da modalidade, revalidou este ano, o título de Campeão Nacional da Classe MX2 Júnior. Um feito que orgulha o concelho, que contribui para a promoção e valorização do desporto em geral e motorizado em particular, mas também para a promoção de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.