Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 04-07-2011

SECÇÃO: Destaque

Festa da Cultura e do Associativismo chega ao fim com saldo muito positivo

Animação Sócio-cultural
Animação Sócio-cultural
A Festa da Cultura e do Associativismo de Cabeceiras de Basto, que decorreu de 16 a 19 de Junho, atraiu milhares de visitantes e juntou no Mercado Municipal um total de 43 associações. Do programa fizeram parte, seminários, colóquios, workshops, folclore, actividades desportivas e a Feira do Livro, cuja realização contribuiu para o saldo muito positivo registado, quer em termos qualitativos, quer quantitativos. Refira-se que por ali passaram milhares de pessoas, participantes e espectadores das várias iniciativas que abrangeram as várias faixas etárias da população.
Além da animação, onde paticiparam os alunos do Externato de S. Miguel de Refojos, o Grupo de Música Popular ‘Os Amigos de Basto’, o Grupo de Cantares de D. Nuno Álvares de Pedraça, o Rancho Folclórico de S. João Baptista de Cavez, a Banda Cabeceirense, o Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa, entre outros, trouxeram ao palco o melhor da cultura e da tradição Minhota.
Actuação da Banda Cabeceirense
Actuação da Banda Cabeceirense
A iniciativa ficou ainda marcada pela apresentação de dois livros, nomeadamente ‘Uma terra - Cabeceiras de Basto, Uma lenda- O Basto’, de autoria de Carlos Basto e editado pela Câmara Municipal e ‘Os Vieiras da Casa de Cima de Vila’ de autoria da Drª Estela Vilela Passos.
A entrega de certificados aos formandos que concluíram os cursos de formação na área dos bordados, pintura em tela e artes decorativas e a entrega dos prémios aos participantes nas provas desportivas, concurso Janelas e Varandas Floridas, concurso de Marchas Populares e concurso melhor Stand presente na edição 2011 da Festa da Cultura e do Associativismo de Cabeceiras de Basto, fez igulamente parte do programa.
Rancho Folclórico de S. Nicolau
Rancho Folclórico de S. Nicolau
O melhor stand foi entregue ao Externato de S. Miguel de Refojos.
No final, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, agradeceu a todos os expositores e associações que trouxeram “o seu melhor” a esta festa.
Elogiando a “entrega e dedicação” das 43 associações/instituições presentes no certame, o autarca manifestou o seu contentamento por ver “todas as instituições a dar as mãos na promoção do concelho e do associativismo local”.
Às Juntas de Freguesia e aos Cursos de Formação que se associaram ao evento promovido pela Câmara Municipal, através da Emunibasto, também uma palavra de agradecimento pelo contributo dado na valorização do concelho de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.