Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 04-07-2011

SECÇÃO: Informação

‘Ares da Aldeia’ convidam pedestrianistas a desfrutar a natureza

A sexta caminhada ‘Ares da Aldeia’ promete levar os pedestrianistas a desfrutar das mais belas paisagens do concelho de Cabeceiras de Basto.
Agendado para o próximo dia 16 de Julho, o percurso pedestre organizado pela Associação Recreativa de Moimenta, em colaboração com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Junta de Freguesia de Cavez e Grupo Associativo do Samão, realiza-se ao longo de 13 quilómetros.
O trilho atravessa as freguesias de Gondiães, Vilar de Cunhas e Cavez, locais cujo património paisagístico marca pelo encanto e ruralidade.
Os participantes nesta sexta edição da caminhada ‘Ares da Aldeia’ deverão concentrar-se no centro do lugar de Moimenta, freguesia de Cavez, pelas 8 horas. Uma hora mais tarde, o autocarro parte para a sede do Grupo Associativo do Samão (GAS) onde se dará inicio à caminhada até ao lugar de Uz, passando pelos Moinhos, Vilar e Madeiros, local este onde se efectuará a primeira paragem. Trata-se de um percurso de aproximadamente 5km, constituído por caminhos em terra batida e em paralelos, com subida acentuada durante 1,5km.
Os pedestrianistas voltam à estrada rumo á aldeia de Moimenta, local onde se fará a segunda paragem.
Segue-se o troço da aldeia de Moimenta pelo Rio até á praia fluvial (Ponte de Cavez).
Ao longo do percurso, devidamente assinalado com fitas localizadas nos cruzamentos, haverá postos de controlo/abastecimento para registar a passagem e para fornecer água e fruta aos participantes.
De referir ainda que esta caminhada apresenta alguns troços com certo nível de dificuldade (levadas, subida de rios, etc.), pelo que não é recomendada a pessoas com pouca resistência física. O percurso é constituído por vários desníveis e terrenos acidentados.
A iniciativa termina com um almoço/lanche com animação musical na Praia Fluvial de Cavez.
De salientar que as inscrições são limitadas a 200 participantes.
Para poder participar na caminhada, a organização aconselha ao uso de equipamento desportivo (de preferência calça comprida e calçado adequado), protecção para a cabeça, protecção da pele com protector solar e água para consumo.
As inscrições poderão ser realizadas na Junta de Freguesia de Cavez, no Posto de Turismo de Cabeceiras de Basto, através dos emails bastojoao79@gmail.com e miguel.lbarroso@gmail.com ou através dos números 912356592; 963362099; 916638258; 968991158; 964434273.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.