Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 04-07-2011

SECÇÃO: Informação

Estela Vilela Passos lança ‘Os Vieiras da Casa de Cima de Vila’

Integrado no programa da Festa da Cultura e do Associativismo, teve lugar no dia 18 de Junho, o lançamento do livro ‘Os Vieiras da Casa de Cima de Vila’. De autoria da Drª Estela Vilela Passos, esta obra pretende fazer uma abordagem às casas antigas da terra, que considera serem um repositório cultural do concelho.
História social documentada, assim classificou este livro que cruza a heráldica e a genealogia de uma importante casa cabeceirense, cujas vivências e relações sociais estabelecidas agora publicadas, de outra forma ficariam esquecidas na memória dos tempos. Trata-se por isso, de um livro racional, que aborda a baixa nobreza no meio rural.

A autora na sessão de autógrafos
A autora na sessão de autógrafos
‘Os Vieiras da Casa de Cima’, revela-se como mais uma contribuição da autora para o conhecimento da história local e os seus ‘actores sociais’ em diferentes épocas.
Apaixonada pela heráldica, pela genealogia, mas também pela história e pela sociologia, a Dª Estela Vilela Passos interliga várias ciências no desenvolvimento de invetigações em torno das famílias e na defesa daquele que considera ser também, um importante património local.
Nesta cerimónia, que contou com a presença do vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, das administradoras da Emunibasto, assim como, de familiares, amigos e população em geral, a autora deixou um apelo aos autarcas, o de ‘acarinhar a história local e cultural’ criando ‘locais de memória’ nas diferentes freguesias, que pela sua importância devem ficar associados à história de Cabeceiras de Basto.
A autora revelou por que pretende dar continuidade à investigação sobre Casas e famílias, cuja existência está indubitavelmente associada à história local.
Na oportunidade, o Vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, enalteceu a edição de mais uma obra alusiva a Cabeceiras de Basto, que representa um contributo e um tributo à história e ao conhecimento deste território e das suas gentes, ajudando a compreender melhor as relações históricas e sociais estabelecidas ao longos dos tempos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.