Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 13-06-2011

SECÇÃO: Opinião

MONDIM DE BASTO

foto
“A Crise Mundial e a situação Económica da Europa!”

No passado dia 23 de Maio, o Auditório Municipal da Câmara de Mondim de Basto, foi pequeno para albergar todas as pessoas, que desejavam ver e ouvir o Dr. Mário Soares falar, sobre a crise que se abateu sobre a Europa. Quando ele entrou no Auditório, seriam 21, 15 horas. Toda a plateia se levantou, saudando-o com uma efusiva salva de palmas. Acompanhavam-no, o Governador Civil de Vila Real Dr. Alexandre Chaves, o Magnífico Reitor da UTAD ( Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ), a Presidente da Assembleia Municipal, Prof.ª Laura Ínsua e o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Humberto Cerqueira.

O Presidente do Município Mondinense, deu as bôas-vindas ao ilustre visitante a quem agradeceu por ter aceite o convite que lhe tinha sido dirigido para estar de novo nesta terra, agora gerida por uma “Câmara Socialista”.O Dr. Mário Soares tinha participado durante a tarde, por convite do Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração da Feira do Livro Municipal, em Celorico de Basto, onde o anfitrião tem o seu nome na Biblioteca Municipal. Em Mondim de Basto, terra que visita pela terceira vez desde a “revolução dos cravos”, sentiu-se em casa, com a calorosa ovação que recebeu dos Mondinenses. A sua conferência, foi baseada na crise mundial, que afecta também toda a Europa. Com a elequência que lhe é peculiar, disse que: “ Várias vezes tenho chamado a atenção para a grave crise que assolou por todo o mundo e que atingiu toda a Europa. Felizmente que não dependemos hoje exclusivamente da União Europeia. Digo-o e sou, como sabem, um europeísta convicto, embora muito apreensivo quanto ao seu futuro”. A sua enriquecedora conferência, foi ouvida com a maior atenção pelos Mondinenses – também eles – preocupados com a forte possibilidade de entrarmos numa recessão, que enlutará o país completamente. Mais adiante afirmou Mário Soares: “O nosso país incontestavelmente que vai mal, quer no plano económico e social, quer no político. A fazer fé nos meios de comunicação social, diríamos mesmo que vai péssimo. Os elementos de informação de que dispomos – o deficit, o endividamento das famílias, a dívida pública e privada assim o dizem. E isso paga-se, mais tarde ou mais cedo. É verdade. Mas nem por isso temos uma situação tão grave como a da Grécia, Irlanda ou melhor da nossa vizinha Espanha”. E a sua conferência lá foi abordando de forma inteligente todas as dificuldades do nosso país. No final foi de novo ovacionado pela plateia, que o saudava: “Soares é fixe! Soares é fixe! Soares é fixe”! O Governador Civil, agradeceu também a presença do Dr. Mário Soares neste concelho do distrito de Vila Real, desejando – lhe as maiores felicidades. O Presidente da Câmara Municipal Eng.º Humberto Cerqueira, no final desta conferência, fez-lhe a oferta de um quadro com a fotografia da sua primeira visita a Mondim de Basto em Setembro de 1974 e dois livros de autores Mondinenses: “INTIMIDADES” de José Nelson Teixeira da Silva e do seu irmão, José Teixeira da Silva, “COMO EU VI O 25 DE ABRIL DE 1974”. O Dr. Mário Soares, emocionado agradeceu as ofertas, que disse irão fazer parte do seu museu familiar de recordações em Nafarros.

Por: José Teixeira da Silva

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.