Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 13-06-2011

SECÇÃO: Educação

Diplomas são ‘Nova Oportunidade’ para Vieirenses Mútua de Basto/Norte entrega 193 diplomas

Ana Paula Melo e Manuel Jorge deram o seu testemunho
Ana Paula Melo e Manuel Jorge deram o seu testemunho
Mais 193 pessoas certificadas é o resultado do trabalho desenvolvido pelo Centro Novas Oportunidade da Mútua de Basto/Norte em Vieira do Minho, onde, no dia 2 de Junho, foram entregues os diplomas/certificados no âmbito do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
Em resultado das parcerias com a Câmara Municipal de Vieira do Minho, Juntas de Freguesia e Associação Dinamizadora dos Interesses de Vieira (ADIV), o CNO da Mútua de Basto, com sede em Cabeceiras de Basto, esteve em itinerância em oito localidades do concelho vieirense que vê, agora, aumentado o nível de escolaridade de 193 cidadãos que completaram o 4.º, 6.º, 9.º e 12.º ano de escolaridade.
Para além dos certificados RVCC, foram ainda entregues 93 ‘Diplomas TIC’, fruto da frequência no Clube de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que o CNO da Mútua promoveu em complemento com o Processo de RVCC.
Perante a numerosa plateia, entusiasta e satisfeita pela obtenção dos certificados, subiram ao palco a directora do CNO da Mútua de Basto, o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas do Alto Ave e Basto e dois formandos do Centro Novas Oportunidades, que não quiseram deixar de dar o seu testemunho no dia de entrega dos diplomas.
Ana Paula Melo e Manuel Jorge falaram da sua experiência de vida e da utilidade que as ‘Novas Oportunidades’ representam nas suas vidas.
“Consegui concluir o Ensino Secundário em Salamonde. Este passo foi de extrema importância para mim porque, além do facto de poder ter acesso ao Ensino Superior, consegui atingir a minha realização profissional”, disse emocionado Manuel Jorge, insistindo, “chamaram a este projecto Novas Oportunidades e, a meu ver, não poderiam ter feito melhor escolha. Este é o projecto que, sem dúvida, nos traz novas oportunidades e nos abre novos horizontes”.
Depois de destacar a importância da experiência, Ana Paula Melo falou do sonho de concluir o nível Secundário. “As Novas Oportunidades deram-me essa possibilidade e eu agarrei-a com todas as minhas forças”, realçou.
Presidente da Câmara de Vieira do Minho (ao centro) juntou-se à cerimónia
Presidente da Câmara de Vieira do Minho (ao centro) juntou-se à cerimónia
Repudiando publicamente “a insinuação maldosa e inverosímil que anda por aí, segundo a qual as Novas Oportunidades fomentam a ignorância”, Manuel Jorge declarou: “o CNO da Mútua de Basto/Norte não certificou 193 ignorantes em Vieira do Minho, mas sim 193 pessoas que quiseram aprender mais e que viram as suas experiências de vida reconhecidas, validadas e certificadas”.
No final, os dois formandos expressaram a sua “gratidão” à equipa do CNO pelo “empenho, dedicação, profissionalismo e simpatia ao longo deste processo”.
No uso da palavra, a directora da Mútua de Basto/Norte e directora do Centro Novas Oportunidades, Dra. Irene Fontes, começou por justificar a ausência do presidente da Mútua, Eng.º Joaquim Barreto, que por motivos de agenda pública e política foi impossibilitado de estar presente nesta cerimónia.
A Associação Mútua de Basto/Norte, que desenvolve a sua actividade desde 1988 no apoio à actividade agrícola, abraçou a formação profissional como um dos objectivos fundamentais para contribuir para a qualificação e valorização do potencial humano.
“Com a criação do Programa Novas Oportunidades, a Mútua foi uma das entidades acreditada com um Centro Novas Oportunidades. Assim, tornou-se um portal de entrada onde qualquer cidadão pode completar a sua formação escolar”, afirmou Irene Fontes, garantindo que “é para nós uma grande satisfação ter contribuído para a valorização pessoal de cada um de vós”.
E acrescentou: “a motivação demonstrada por todos vós, agora certificados, é que nos dá força e nos motiva diariamente, dando sentido ao nosso compromisso profissional para o aumento de qualificações e na construção de relações humanas que perdurarão para sempre”.
“É com muito orgulho que me apresento na I Entrega de Certificados/Diplomas de RVCC do CNO Mútua Basto/Norte, em parceria com a ADIV, sendo a minha motivação nesta parceria ainda mais profunda, uma vez que fui sócio fundador da Associação Dinamizadora dos Interesses de Vieira”, disse o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Dr. Jorge Dantas, felicitando os 193 candidatos do processo RVCC, por toda a “dedicação, que demonstraram para alcançar este grande objectivo”.
Executivo de Vieira do Minho entregou diplomas
Executivo de Vieira do Minho entregou diplomas
E desejou: “será uma satisfação pessoal que esta parceria entre a ADIV e o CNO Mútua de Basto/Norte continue e que possamos qualificar ainda mais adultos”.
Jorge Dantas destacou, ainda, o forte empenhamento do Eng.º Joaquim Barreto, presidente da Mútua de Basto/Norte e também presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, referindo que foi graças à sua vontade que foi possível trazer o CNO para Vieira do Minho e desenvolver este projecto notório para a qualificação profissional dos Vieirenses.
Na sua intervenção, o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas do Alto Ave e Basto, em representação da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Domingos Machado, falou do mundo global onde hoje vivemos e da incerteza que paira sobre o mercado laboral, distinguindo o “esforço que tem sido feito pelo Governo, nos últimos anos, em torno da Educação nos vários sectores do ensino, nomeadamente na Educação de Adultos”.
O representante da DREN elogiou o Programa Novas Oportunidades enquanto resposta às expectativas e necessidades da população, não só enquanto processo de escolarização, mas como processo de qualificação/certificação dos portugueses.
Domingos Machado reconheceu o esforço/empenho dos adultos que regressaram a um modelo educativo que tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O mesmo responsável elogiou a Mútua de Basto/Norte pela iniciativa e o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho pela preocupação demonstrada com as questões educativas, felicitando-o pela recente inauguração do Centro Escolar do Cávado e pelo início da construção do Centro Educativo de Vieira do Minho.
A cerimónia foi abrilhantada pelas actuações dos Ceifeiros de Cantelães e da Universidade Sénior de Vieira do Minho.
De referir que o trabalho foi desenvolvido nas freguesias de Caniçada, Cantelães, Guilhofrei, Parada de Bouro, Salamonde, Tabuaças, Vieira do Minho e Tabuaças – Cerdeirinhas.
De salientar, ainda, que o CNO da Mútua de Basto/Norte arrancou em Cabeceiras de Basto no ano de 2008, tendo iniciado a itinerância em Vieira do Minho em Setembro de 2009. Actualmente, o CNO conta com um total de 2.450 inscritos (Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena e Vieira do Minho), sendo que em Vieira do Minho são 523 os inscritos em acções de formação.
No total, o CNO entregou já 533 diplomas, estando para breve a atribuição de mais 50 certificados no concelho de Cabeceiras de Basto.



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.