Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 13-06-2011

SECÇÃO: Informação

9 de Julho
Mosteiro de S. Miguel de Refojos acolhe Concerto de Órgão de Tubos

No próximo dia 9 de Julho, a Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos vai servir novamente de cenário para a realização de mais um concerto de órgão de tubos.
Este é o segundo de dois concertos previstos para este ano, organizados pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega.
Agendado para as 21h30m, o organista e o grupo coral convidados, interpretarão, como hábito, diversos temas musicais de autoria de compositores famosos, que serão certamente do agrado do público.
A entrada é livre, motivo pela qual a organização convida a população a assistir a mais um espectáculo musical de elevada qualidade interpretado neste vetusto Órgão de Tubos do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, construído no ano de 1771 e que após oito décadas de silêncio, voltou a tocar em Julho de 2009, depois de uma importante intervenção de restauro.
Recorde-se que o restauro deste belo instrumento musical resultou de aturadas diligências da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que consciente do seu valor patrimonial tudo fez para devolver à população este som, contribuindo desta forma para uma maior e melhor oferta cultural em Cabeceiras de Basto, nomeadaente no que à música clássica diz respeito. Desde a sua recuperação, a realização de vários concertos tem contribuido para a valorização deste magnífico instrumento barroco ao mesmo tempo que permitem a fruição de momentos musicais de elevada qualidade neste templo beneditino.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.