Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-05-2011

SECÇÃO: Destaque

Ministro da Economia inaugurou Lar Residencial da Fundação A. J. Gomes da Cunha

O novo lar residencial para pessoas portadoras de deficiência da Fundação A.J. Gomes da Cunha, sediado em Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), foi inaugurado no dia 16 de Maio, pelo Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Dr. José Vieira da Silva.

Visita às instalações do Lar Residencial
Visita às instalações do Lar Residencial
O novo equipamento está preparado para acolher 24 pessoas portadoras de deficiência, tendo criado directamente dez postos de trabalho. A nova valência da Fundação coloca à disposição dos utentes 18 quartos, uma sala de convívio, três gabinetes, duas salas de estar, lavandaria, arrecadações e áreas técnicas, garagem e terraço amplo.
As novas instalações foram benzidas pelo Padre Avelino Vilela, que, na breve cerimónia, enalteceu o esforço da instituição e da população que não descansaram até erguer esta nova residência para acolher os mais desprotegidos.
Com um investimento avaliado em 1,2 milhões de euros, o lar residencial da Fundação A. J. Gomes da Cunha, IPSS desde 1989, foi um dos quatro projectos apoiados pelo Programa PARES no concelho de Cabeceiras de Basto.
Elogiando “o esforço da instituição e da comunidade”, que não descansaram até ver concretizado o “sonho” de abrir uma residência para pessoas com deficiência, o Ministro da Economia garantiu que “hoje Cabeceiras de Basto tem uma instituição com uma nova valência que lhe permite afirmar-se como uma comunidade mais desenvolvida”.
José Vieira da Silva e Joaquim Barreto foram recebidos pela direcção da Fundação
José Vieira da Silva e Joaquim Barreto foram recebidos pela direcção da Fundação
“Que este equipamento seja assumido por toda a comunidade”, desejou Vieira da Silva, apelando à Fundação para “ser um exemplo” e para “olhar pelos mais frágeis”.

Uma obra que engrandece Cabeceiras de Basto

Revelando-se “muito feliz e satisfeito” com a criação de mais uma resposta social no concelho, o presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, felicitou a Fundação, a Segurança Social e o Governo pela concretização desta obra que “engrandece” Cabeceiras de Basto.
A nova valência, a funcionar desde o final do ano de 2010, acolhe os utentes, por vezes, sem retaguarda familiar com todo o conforto, segurança e qualidade. “São pessoas frágeis que precisam do apoio da sociedade”, justificou o autarca Joaquim Barreto.
Dirigindo-se a todos quantos tornaram possível a concretização deste “sonho”, o presidente da Fundação A.J. Gomes da Cunha, Dr. Jorge Machado, agradeceu o empenho e dedicação, afirmando: “um concelho mais desenvolvido é aquele que trata melhor e de uma forma mais digna as pessoas com deficiência”, o que “só nos pode orgulhar”.
Inauguração do Busto de A. J. Gomes da Cunha
Inauguração do Busto de A. J. Gomes da Cunha
Destacando o trabalho do actual Ministro da Economia e sócio n.º 1 da Liga de Amigos da Fundação, Jorge Machado sublinhou: “foi um homem que cumpriu a sua palavra”.
E rematou: “só com a ajuda de todos podemos continuar este projecto” pois “para nós a igualdade existe para que as pessoas sejam diferentes”.
A freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) esteve por isso, em festa com a inauguração do novo lar residencial para pessoas com deficiência, uma data que ficou ainda marcada pelo descerramento de uma lápide e busto em homenagem ao fundador da instituição.
O benemérito António Joaquim Gomes da Cunha foi recordado como um homem de valores e causas nobres, uma homenagem a que a Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto se associou, custeando as despesas com a colocação do busto e da lápide à entrada do novo complexo que integra a sede da Fundação e o novo lar residencial.
“Cabeceiras de Basto está hoje em festa e esta freguesia tem motivos para vos estar agradecida”, disse o presidente da Junta de Freguesia Francisco Correia, dirigindo-se ao presidente da Fundação, ao presidente da Câmara Municipal e ao ministro da Economia.
No final, o presidente da Fundação A.J. Gomes da Cunha entregou lembranças ao Ministro da Economia e ao presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.