Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-05-2011

SECÇÃO: Destaque

Ministro da Economia inaugurou Centro Escolar do Arco de Baúlhe

“Não há nada mais importante do que investir na Educação e na Formação ao longo da vida”. Foi com estas palavras que o Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento inaugurou no dia 16 de Maio, o Centro Escolar do Arco de Baúlhe, uma obra que representa um investimento de 1,5 milhões de euros.

Ministro da Economia descerrou a lápide
Ministro da Economia descerrou a lápide
O novo Centro Escolar que está acoplado à Escola Básica do Arco de Baúlhe (antiga EB 2,3 daquela localidade) deve abrir portas aos alunos no início da actividade do novo ano lectivo 2011/2012, no próximo mês de Setembro.
Mostrando-se satisfeito com a conclusão da empreitada, o ministro afirmou que “a Educação deve andar sempre à frente do país” pois “não há nada que faça mais diferença para o futuro do que escolas modernas, bem equipadas e com qualidade de ensino”. E concluiu: “este é o momento em que ajudamos as crianças a serem mais felizes”.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, enalteceu a “cooperação institucional com o Governo”, cuja “vontade de dialogar traz benefícios directos para as pessoas”.
Depois de elogiar o desempenho do Dr. José Vieira da Silva, ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade Social e actual ministro da Economia, o presidente da Câmara Cabeceirense mostrou-se muito satisfeito pelo Executivo Municipal ter honrado os seus compromissos.
“Festeja-se hoje um dia importante para a vila do Arco de Baúlhe com a inauguração deste Centro Escolar”, disse o autarca, desejando que o novo equipamento “corresponda àquilo que são as necessidades e expectativas” de toda a comunidade escolar.
Lembrando a aposta da ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, na construção dos Centros Escolares, Joaquim Barreto reafirmou: “queremos uma escola a tempo inteiro e inclusiva que permita maior comunicação entre os alunos” dos diferentes níveis de ensino.
Tendo como grande objectivo “a melhoria das condições de aprendizagem para todos”, o Centro Escolar do Arco de Baúlhe integra oito salas de aulas, um polivalente, duas salas para TIC (informática) e artes plásticas e ainda gabinetes para a associação de pais, professores e coordenadores.
Associando-se à inauguração do novo estabelecimento de ensino, o director Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. António Leite, felicitou a aposta do Município na Educação com “equipamentos de topo que vão garantir um ensino de qualidade para todos”. E rematou: “o melhor investimento é o investimento nas pessoas”.
Agradecendo à Câmara Municipal e ao Governo pela concretização do Centro Escolar do Arco de Baúlhe, o presidente da Junta de Freguesia, Armando Duro, salientou que “a construção do Centro Escolar vai criar melhores condições de trabalho e conforto aos alunos e professores”, que passam também a ter mais próximo e à disposição o pavilhão gimnodesportivo, a biblioteca e a piscina municipal. De referir ainda que o novo Centro Escolar servirá as freguesias do Arco de Baúlhe e de Vila Nune.
O dia foi de festa para todas as crianças e população da vila, que podem agora usufruir de um novo estabelecimento de ensino com todas as condições.
Ao evento associaram-se ainda a directora Regional da Segurança Social de Braga, o chefe de gabinete do Governador Civil de Braga, o director do Centro de Emprego de Basto, a presidente da Comissão Administrativa Provisória da Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, os vereadores da Câmara e membros da Assembleia Municipal Cabeceiras de Basto, entre outros autarcas, professores, alunos, funcionários e população em geral.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.