Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-05-2011

SECÇÃO: Informação

Ideário Republicano em retrospectiva

foto
Foi inaugurada no dia 8 de Maio, pelos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, a exposição ‘Viva a República! …em digressão’, que esteve patente ao público até 10 de Maio, na Praça da República.
A mostra dedicada à primeira República em Portugal é composta por um conjunto de painéis informativos com fotografias, descrições e datas marcantes de um dos períodos mais importantes da recente história nacional.
Representações alegóricas e jogos interactivos associam-se aos quatro núcleos – o Republicanismo, a Implantação da República, as mudanças da República e a viagem na República – que deram a conhecer ao visitante cabeceirense a Implantação da República portuguesa.
Depois de dar as boas-vindas aos visitantes, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Barreto, falou da importância da democracia e da vivência democrática.
“Esta é uma exposição que assume grande importância pelo seu conteúdo que nos lembra um importante período para Portugal”, disse o autarca desejando que a exposição seja “esclarecedora” para todos os visitantes ao longo dos três dias de estadia em Cabeceiras de Basto.
Agradecendo à entidade que patrocina esta exposição, Joaquim Barreto, defendeu o debate “sobre aquilo que foram os anos da Implementação da República em Portugal”.
A exposição ‘Viva a República! …em digressão’ permitia ao visitante acompanhar o percurso de evolução do ideário republicano numa viatura móvel adaptada para o efeito ‘estacionada’ em pleno centro histórico da vila Cabeceirense.
Organizada pela CNCCR – Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, esta exposição itinerante, pretende evocar as principais aspirações das gerações que se empenharam em promover e realizar as grandes causas da participação e do desenvolvimento do país.
Contribuir para o desenvolvimento de valores, para a valorização da cultura humanista e universal e para a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e plural são as grandes metas a que se propôs a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
De salientar que a exposição ‘Viva a República!... em digressão’ passará, no total, por 100 concelhos de todo o país, tendo iniciado o seu percurso em Setembro de 2010. Esta é uma exposição cuja Promoção, Direcção e Conteúdos está a cargo da CNCCR – Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República; a Coordenação Científica é da responsabilidade de Ana Paula Pires; a Coordenação Executiva e Produção de Cultideias; a Edição e Tratamento de Conteúdos da Exposição a cargo do Mapa das ideias e a Concepção Gráfica e Design da Exposição e Jornal, Programação e Design do Sítio Web e do Jogo Digital, da responsabilidade da Invisible Design.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.