Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-05-2011

SECÇÃO: Informação

Antiga Escola Básica de Refojos dá lugar a novo Centro Escolar

Maquete do novo edifício
Maquete do novo edifício
Com um valor total de 2.009.388,89€, arrancou no dia 13 de Maio a obra de remodelação do Centro Escolar de Refojos II.
Um investimento na educação que vai permitir a transformação de um edifício devoluto num ‘novo’ espaço educativo ao serviço da comunidade cabeceirense.
Recorde-se que, na sequência da implementação da Carta Educativa de Cabeceiras de Basto foi construído o Centro Escolar de Refojos, ao qual foi atribuído, por decisão da Câmara Municipal, o nome de Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e cuja entrada em funcionamento permitiu que todas as turmas do 1º ciclo que funcionavam na então EB1 de Refojos, fossem transferidas para aquele estabelecimento, o mesmo sucedendo com as turmas do Jardim-de-Infância de Refojos, até então a funcionar no edifício da Junta de Freguesia.
foto
Actualmente, o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, acolhe 18 turmas do 1º ciclo e 4 turmas de Jardim-de-Infância, assim como outros alunos provindos da freguesia de Passos e, ainda, os alunos da antiga Escola Primária de Petimão, da freguesia de Alvite e os alunos da EB 1 de Chacim, da freguesia de Refojos, que foram igualmente integrados neste estabelecimento de ensino.
Obras decorrem na Antiga Escola
Obras decorrem na Antiga Escola
No entanto, esta mudança no panorama das infra-estruturas concelhias da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico não ficou concluída. A “Grande Remodelação do Centro Escolar de Refojos II”, ou seja a ‘recuperação’ da antiga EB 1 de Refojos, localizada nesta vila Cabeceirense, entrou agora em obras para dar lugar a um novo Centro Escolar com capacidade para receber mais 4 turmas do pré-escolar e 8 turmas do 1º ciclo.
A recuperação da antiga escola inserida na mais densamente povoada freguesia do concelho, dará lugar brevemente a um espaço, moderno e adaptado às novas exigências educativas, com condições propícias para a aprendizagem, à semelhança do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e do recém inaugurado Centro Escolar do Arco de Baúlhe, garantindo consequentemente, um ensino de qualidade, numa escola inclusiva e a tempo inteiro.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.