Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-05-2011

SECÇÃO: Desporto

Troféus Desportivos ‘Minhoto’ promove colóquios

Com entrada livre e destinado a todos os interessados pela prática desportiva e o seu impacto na sociedade, O Minhoto Troféus Desportivos, tem vindo a promover ao longo dos anos, um ciclo de colóquios em diferentes locais dos distritos de Braga e Viana do Castelo, convidados como oradores, desportistas que pelo seu desempenho, contribuíram para consolidar o Desporto no seu mais elevado conceito de competição, associado a uma forma de estar saudável e correcta da vida, e simultaneamente, promovendo e estimulando os valores desportivos regionais.
Com temáticas distintas já foram promovidas várias acções que envolveram a presença de 34 oradores diferentes mas com a particularidade de serem minhotos. Estes colóquios têm permitido aos jovens o contacto directo com atletas de grande sucesso desportivo, a partilha das suas vivências, dos seus anseios, desafios, aspirações e sucessos.
Colóquios como ‘A Prática Desportiva no Minho’, levado a cabo em Monção, em 2003, contou com a presença dos atletas Rui Sousa, Paulo Marques, Manuela Machado e Tiago. Em Barcelos, sob o tema ‘Esforço Físico em Alta Competição’ realizado em 2004, estiveram presentes Romeu Maia Barbosa, José Borges, Rui Faria e Miguel Campos.
Em Vila Verde, a temática ‘Associativismo Desportivo - Presente e Futuro’, foi aborada pelos oradores, Ana Pinheiro, João Luís Nogueira, João Paulo Matias e Manuela Machado, em 2005.
Em Caminha, o tema ‘O Desporto como Contributo à Valorização Humana - Campeões Minhotos na Primeira Pessoa’ contou com a presença de Barroso, Aurora Cunha, Henrique Baixinho, Emanuel Silva, Luís Covas e Carlos Dias, numa acção levada a cabo em 2006. Nos Arcos de Valdevez o tema escolhido foi ‘Desporto Jovem: Cuidados e Benefícios’, na qual foram convidados os oradores Sameiro Araújo, Pedro Faia, César Peixoto e Nuno Barros, teve lugar em 2007. Em Fafe, a temática escolhida foi ‘Desporto de Alta Competição - Exigências/Recompensas’ e aqui participaram os oradores Manuel Cajuda, Carlos Matos, Mário Silva e Rui Lavarinhas, em 2008.
Na Ponte da Barca, sob o tema ‘Turismo e Desporto Aventura como Contributo ao Desenvolvimento Local’, contou com Francisco Sampaio, Duarte Figueiredo, Luís Saldanha Martins e João Davide Araújo, que foram os convidados presentes nesta edição de 2009.
Também em Cabeceiras de Basto foi promovida uma acção em 2010, que subordinada ao tema ‘Prática Desportiva: Cuidados e Benefícios’, reuniu atletas como Álvaro Martins, Joaquim Rodrigues Júnior, Fernando Ribeiro e Fernando “Zenga” Machado.
Este ano foi a vez de de Terras de Bouro assumir a realização de mais um colóquio desta feita subordinado ao tema ‘Juventude e Desporto’.
Ao longo dos anos, esta organização, promoveu diversos colóquios alusivos a distintos temas, mas com o mesmo objectivo, o de enaltecer o desporto, os atletas que o praticam e as colectividades e entidades que diariamente ‘garatem’ o acesso a várias modalidades, envolvendo a população e ajudando a construir uma sociedade mais saudável.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.