Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-05-2011

SECÇÃO: Opinião

“CONTAR,CANTAR E PINTAR MONDIM” 4.ª Edição

foto
A Junta de Freguesia de Mondim de Basto, leva a efeito nos próximos dias 21 e 22 de Maio, a “4.ª Edição” do evento “Contar, Cantar e Pintar Mondim”.
Este ano o tema escolhido foi, “ O Caminho de Santiago por Terras de Basto”. Esta escolha, tem a ver com o sucesso da peregrinação a Santiago de Compostela, cumprida no passado mês de Setembro de 2010.
Esta iniciativa, em parceria com a associação “Irmandade de Peregrinos do Caminho de Santiago por Terras de Basto”, tem como objectivo agregar as comunidades e as entidades autárquicas de Mondim de Basto, Terras de Basto e os concelhos que se encontrem na continuidade deste trajecto, tendo em vista valorizar, potenciar e desenvolver nas várias vertentes, religiosa, cultural e de lazer, os caminhos outrora utilizados por povos nas suas deslocações e a localidades por onde caminhavam e os conduziam a Espanha, nomeadamente a Santiago de Compostela, conforme o célebre relato da viagem do primeiro estrangeiro que se conhece, o “Barão Leon Rosmithal do Reino da Boémia”, hoje República Checa, que atravessou Portugal no século XV a caminho de Santiago de Compostela, com passagem por Lamego, Vila Real, Terras de Basto e Braga.
O programa deste ano, contempla no dia 21 de Maio, a presença do Governador Civil de Vila Real, o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Eng.º Vítor Mendes, e os autarcas da Região de Basto. O tema “Os Caminhos de Santiago”, será desenvolvido, pelos historiadores, João Diogo de Alarcão Carvalho Branco, Dr. Joel Cleto e Dr. João Abreu de Lima.
No dia 22 de Maio, terá início pelas 07, 00 horas, a peregrinação dos caminheiros, que serão subdivididas por: BTT, caminheiros e cavaleiros, que irão efectuar um percurso guiado a pé pelo traçado histórico da vila de Mondim de Basto e a partir de lugares de referência do concelho.
Após o almoço, será feita uma visão sobre todo o programa do peregrino pedestre, peregrino ciclista e peregrino cavaleiro.
Espera-se mais um grande êxito nesta realização da Junta de Freguesia de Mondim de Basto.

Por: José Teixeira da Silva

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.