Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-05-2011

SECÇÃO: Informação

PREVENIR INCÊNDIOS QUEIMAR PARA NÃO ARDER

A AFN – Autoridade Florestal Nacional vai promover a realização de várias queimadas controladas nos concelhos de Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso e Terras de Bouro.
Trata-de de uma iniciativa que tem como principal objectivo reduzir o número de incêndios que anualmente ocorrem no Verão.
Cerca de 100 hectares (ha) é a área prevista para queimar no distrito de Braga recorrendo ao fogo controlado.
Estes três concelhos, são as terras onde a AFN pretende intervir logo que haja condições climatéricas para o efeito. Este tipo de queimadas controladas são a resposta a diferentes necessidades, que no caso de Cabeceiras de Basto tem como objectivo gerir o perímetro florestal em zonas geridas pela própria AFN. No caso de Terras de Bouro, segundo informação divulgada, o fogo vai ser utilizado para criar faixas de protecção em redor das habitações e renovação de pastagens.
No caso da Póvoa de Lanhoso, vão ser queimadas lgumas parcelas a pedido de caçadores e de particulares.
As acções de fogo controlado serão realizadas pelos três ténicos da AFN credenciados para o efeito na região norte e contam com o apoio das equipas de sapadores florestais, bombeiros e Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
Este é um tipo de intervenção utilizado na prevenção dos incêndios florestais, que exige condições específicas para a sua realização.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.