Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-04-2011

SECÇÃO: Desporto

Bastomove.te promoveu Marcha de Montanha na Serra da Cabreira

A Associação Bastomove.te, com sede em Celorico de Basto, promoveu no dia 9 de Abril, em Cabeceiras de Basto, a iniciativa Marcha de Montanha na Serra da Cabreira.
Tratou-se da realização de um percurso circular de 6 quilómetros, com 320 m de subida acumulada, que se revelou como uma oportunidade para os particiantes descobrirem mais um reduto desconhecido da região.
Recorde-se que a Serra da Cabreira, no concelho de Cabeceiras de Basto, alberga paisagens únicas que nos remetem para a montanha. Nas fraldas de afloramentos maiores das Serras do Parque Nacional do Gerês, esta Serra é também ela magnífica. Dada a sua inconveniente localização, resguardada de acessos rodoviários mais usados, detém em si, uma tranquilidade, ruralidade e beleza natural únicas e já difíceis de encontrar. Neste quadro apenas é exceção a fama que o “Nariz do Mundo”, restaurante, ganhou e que atrai cada vez mais adeptos do bom garfo à afável aldeia de Moscoso, considerou a organização.
Foi neste cenário que se realizou a “marcha de montanha”. Um percurso fácil, que começou e acabou na aldeia de Moscoso. Além dos campos, nesta altura, espectacularmente verdejantes, da jornada fez igualmente parte uma visita à aldeia de Formigueiro, bem como, ao genuíno “Nariz do Mundo”, fenómeno geológico assim designado vulgarmente. Este local inspirou o nome do Restaurante local onde teve lugar o repasto. Ao lngo do percurso pode ainda observar-se os moínhos, a calçada e um parcelamento singular das várias propriedades. O som da água e a frescura dos quase 1000 metros de altitude marcaram ‘presença’ no programa. Dada a facilidade do percuro, a jornada terminou cedo, dando posteriormente lugar ao convívo, desta feita num outro restaurante local, a cada de pasto ‘O Moscoso’.
De referir que esta iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Empresa Municipal Emunibasto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.