Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-04-2011

SECÇÃO: Informação

Criatividade, experimentação artística e desporto invadem Cabeceiras de Basto nas Férias da Páscoa

Arrancaram hoje, e terminam no próximo dia 21 de Abril, as Férias Criativas em Cabeceiras de Basto, cujo arranque contou com a participação de cerca de 20 crianças e jovens que animaram a Praça da República, em pleno centro histórico da vila.

Realização de personagens
Realização de personagens
A construção de uma história (O Patinho Feio), a construção de personagens com recurso a materiais recicláveis, movimento, danças e jogos dramáticos foram algumas das actividades que os mais novos puderam experimentar no primeiro dia com a ajuda da equipa do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.
A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto reserva ainda muitas outras surpresas para todos aqueles que se queiram inscrever.
A construção de objectos poéticos, a máscara e o figurino, histórias da história do Teatro, ler e interpretar, cantigas e lenga-lengas, teatro no espaço público e a transformação plástica da Praça numa instalação teatral são as actividades propostas pela organização para estas férias da Páscoa, onde a criação e experimentação artística vão andar à solta.
Movimento e jogos dramáticos
Movimento e jogos dramáticos
‘O Despertar da Criatividade’ é o objectivo do Município de Cabeceiras de Basto ao promover o Programa Especial de Oficinas de Arte e Criatividade que decorre ao longo de nove dias.
Durante este período, a Praça da República será dividida em três espaços distintos destinados a aulas de dança e movimento; criação de fantoches e marionetas; e ainda jogos dramáticos e construção de histórias.
Divididos em equipas de acordo com as idades, os participantes deverão percorrer todos os espaços criativos, realizando e experimentando diferentes vivências e experiências artísticas. Cada uma das actividades tem a duração de 50 minutos e pretende-se que, no final do programa, os participantes apresentem os resultados desta experiência.
As actividades a decorrer entre as 14h30 e as 17h30 são acompanhadas por monitores e assistentes especializados na realização das diferentes modalidades artísticas, que têm como objectivo divertir, exercitar a criatividade e, ao mesmo tempo, desenvolver importantes componentes educativas tais como a concentração, a coordenação motora, o relaxamento, o gosto pela leitura e pelas artes, a comunicação e a sociabilização.
Construção de histórias
Construção de histórias
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Emunibasto, Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.
Paralelamente, decorrem as Férias Desportivas da Páscoa, que têm como cenário o Parque do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. As iniciativas, que decorrem entre as 9h30 e as 10h30 e entre as 16 e as 17 horas, têm participação gratuita.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e pela Emunibasto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.