Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-04-2011

SECÇÃO: Informação

Escolas recebem material didáctico-pedagógico
Entregues prémios aos vencedores do concurso de Maquetas de Natal e aos participantes no Encontro de Reis das Escolas

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, acompanhado pelas administradoras da Emunibasto, Prof. Stela Monteiro e Dra. Fátima Oliveira, e pela presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Dra. Maria do Céu Caridade, entregou no dia 24 de Março, os prémios do Concurso de Maquetas de Natal às escolas do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância vencedores.

Sessão decorreu na Casa da Cultura
Sessão decorreu na Casa da Cultura
Material didáctico-pedagógico (entre livros, jogos didácticos e material escolar) foi entregue não só aos estabelecimentos de ensino vencedores como a todos os que participaram nesta iniciativa organizada pela Emunibasto, em colaboração com a Câmara Municipal.
A actividade contou com a participação de 38 maquetas e teve como principal objectivo sensibilizar e incutir nas crianças os valores do humanismo e da solidariedade, estimulando a criatividade.
Paralelamente, foram também entregues os prémios de participação às escolas que marcaram presença no XII Encontro de Cantares de Reis das Escolas.
Ao todo apresentaram-se 19 grupos de meninos e meninas trajados a rigor, que reviveram a tradição dos cantares dos Reis em Cabeceiras de Basto.
A iniciativa, também organizada pela Emunibasto, em colaboração com a Câmara Municipal, teve como principal objectivo estimular a defesa do património cultural promovendo a recolha e a recriação de uma tradição muito antiga por parte das escolas e dos seus alunos.
Estabelecimentos de Ensino foram premiado
Estabelecimentos de Ensino foram premiado
Neste encontro, que juntou milhares de crianças, participaram as EB1 e Jardins-de-Infância do concelho. Cada grupo foi premiado com material didáctico, escolhido pelos premiados mas adquirido e entregue pela Emunibasto.
Dirigindo-se aos representantes dos estabelecimentos de ensino de Cabeceiras de Basto, o presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença e a participação de todos nas referidas actividades, afirmando que a abertura da escola à comunidade é uma “mais-valia” para o sucesso do ensino.
“Estes concursos aproximam a escola da comunidade, o que permite um maior envolvimento dos alunos em diferentes actividades pedagógicas e recreativas”, afirmou Joaquim Barreto, acrescentando: “o concurso de maquetas e os Reis são um bom exemplo a ser seguido por todos”, pois o objectivo é servir as nossas crianças.
Referindo-se à importância da colaboração entre a Câmara e a comunidade educativa, o autarca destacou que “as boas relações entre todos resultam em benefício de toda a comunidade, em geral, mas muito particularmente dos alunos e do sistema educativo”.
No final, “quem sairá e ganhar são, com toda a certeza, os nossos alunos”, garantiu Joaquim Barreto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.